sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Entre o Fim e o Começo

 


“Mais vale o Fim de uma coisa, do que o começo...” (Eclesiastes 7.8).

Só se deve pensar no começo de alguma coisa quando o fim de uma outra coisa tiver sido objeto de reflexão. O começo da nova jornada deve ser o resultado não do ponto de partida, mas do ponto de onde não se conseguiu partir e a partir desse ponto, iniciar outra jornada.

Fim de ano [...] Começo de um novo ano [...]

Não se começa de onde se começou, começamos da onde ou aonde paramos e neste ponto a reflexão não é o que eu vou fazer apenas, é o que eu não fiz! É o que eu não pude fazer ou não tive como fazer ou se eu não fiz porque deixei o tempo passar.

O Tempo é devorador da vida! Não se deve entregar ao tempo o que você mesmo pode e deve fazer.
“Mais vale o fim...”. Disse, sabiamente, o Eclesiastes.

Mais vale o Fim da jornada do que o começo dela.
Como estamos terminando esse ano? Como, em nossa própria percepção, ele passou? Como passamos nele? Como ele passou em nós? O que fizemos juntos? O que ganhamos? O que perdemos? 

O que plantamos? O que arrancamos?

Antes de começar, vejamos como terminamos.

É preciso auto confrontação! É preciso sermos sinceros conosco! Olhar-se não é Fácil [...] não estou falando de ver-se, ver-se é Fácil! Difícil mesmo é olhar-se.

O importante não é o tanto de peixes que você conseguiu pescar neste ano, mas quantos eram realmente peixes bons! Pois no fim, não é a quantidade daquilo que você faz ou fez, mas a qualidade daquilo que você faz ou fez.
...nada começa no começo, tudo começa no Fim.
Fim de ano [...]

[...] e quando nada deu certo? E quando quase tudo não foi como desejamos? E se a porta que tanto esperávamos não era a ideal? E se choro em vez de sorriso? E se pesadelo em vez de sonhos realizados? Comecemos então a partir disso!
Talvez passaremos a vida Lutando [...] ou se merecermos, voltaremos para o nosso verdadeiro Lar antes de tanta Luta [...] não sei ao certo.
Pessimismo? Não! Realismo que um dia foi banhado pelos sonhos que a vida trata com o tempo, de nos fazer acordar.

Fé? É tudo que temos quando não temos mais nada.
Você não terá um começo, se não souber ter um Fim.

Jeorgino Silva