sábado, 7 de abril de 2012

Jesus e Pedro: O Ré-Encontro.




 "Aquele discípulo que Jesus amava disse então a Pedro: "É o Senhor!". Simão Pedro, ouvindo dizer "É o Senhor!", vestiu sua roupa - porque estava nu - e atirou-se ao mar (...) depois de comerem, Jesus disse a Simão Pedro: "Simão, filho de João, Tu me Amas?" (Jo 21.7-15).


Longos dias.

Os dias para Pedro, desde o dia em que ele havia negado a Jesus, tornaram-se bastante longos.
Choro.
Tristeza.
Angustia.
Arrependimento.
...parece ser sentimentos demais para pousarem em um só coração, mas o de Pedro estava provavelmente assim.

...um coração quando trai, não tem sossego.

Jesus foi crucificado e Pedro, provavelmente não estava lá.
Será que ele apareceu para o sepultamento?
Será que ele aguentaria olhar para Jesus e não falar com ele sobre o acontecido?
Será que a vergonha o deixaria ir?

Para Pedro, o sábado foi o mais longo de sua vida.
O sono não chegava.
As lembranças gritavam em sua mente.
As lágrimas avizinhavam-se como companhia indesejável, mas não havia muito o que fazer com elas, a não ser, deixá-las cair.

...lágrima retida, doi.

Pedro queria reencontrar Jesus e conversa sobre algo que ele não tinha nem um resquício de orgulho. Pedro queria conversar sobre aquele dia em que o havia negado.

Será que ele apareceria novamente?

Um cochilo...
As pálpebras lentamente vão se fechando.
...o sábado já estava indo embora.

De repente batem na porta.
...é uma mulher cujo rosto estava pintado de espanto.
"Eu vi o Senhor!". Disse a mulher com lábios trêmulos.

Pedro, de um salto fica em pé e seus olhos brilham.
...não espera muito e corre até o sepulcro e um outro discipulo vai com ele. O discipulo que o acompanhava chegou primeiro, mas não entrou. Pedro chegou logo atrás e entrou ainda ofegante.

...constatação: Jesus não estava mais ali.

Todos voltam para casa novamente.
Pedro viu o túmulo vazio.
Algo havia acontecido.
Uma esperança surge.
Aquele reencontro já não estava tão distante assim.

Todos reunidos num mesmo lugar.
O assunto em pauta era: Onde estará o Mestre?
Muita discursão.
Opiniões diversas.
Cada um tem seu ponto de vista daquela situação.

De repente, uma voz conhecida se faz ouvir ali: Paz esteja convosco!
Era Jesus.

Perplexidade.
Espanto.
Olhos arregalados e brilhosos.
Um sorriso ensaiado.
Uma lágrima faz a curva das bochechas.

Jesus diz: "Não tenham medo. Sou eu mesmo. Vejam minhas mão e os meus pés? Sou eu. 

...Jesus entra na sala onde o desespero e a esperança transitavam.
Ele os sauda com Paz.

Que homem é esse que oferece Paz para os amigos que o deixaram sozinho?
Que homem é esse que não lança em rosto o que os seus amigos fizeram?
Que homem é esse que ressucita dentre os mortos e tem autoridade para chamar seus amigos de covardes e não os chama?

Quando os nossos amigos nos ferem, mesmo sendo por um instante de vacilada, não é de nosso ódio que eles precisam, é de nossa paz.

O ferido só oferece paz, por que sabe que a paz faz parte de sua vida, estando ferido ou não.
...só damos o que temos.

Naquele momento, Pedro não teve a oportunidade de conversar sobre certa vacilada que deu.
Dias sem aparecer.
Parece que Jesus foi embora.
A saudade arregaça o coração de Pedro.
Tédio.

"Vou Pescar". Disse Simão Pedro.
...e a pesca não resolveu o problema. 
Quando existem coisas pendentes em nossas vidas, qualquer outra coisa que fizermos que não seja resolvê-las, atrasará o processo de amadurecimento espiritual que tanto almejamos.

"Vocês possuem alguma coisa para comer?". Grita alguém na beira do lago.
..."não pescamos nada!". Respondem os que com Pedro estavam.
"Tentem lançar as redes para o outro lado!". O Moço que estava a beira do lago faz essa sugestão.

...e as redes ficam lotadas de tanto peixe.
"É o Senhor!". Disse um jovem discípulo e despertou o coração de Pedro.
...ele não pensa muito.
"É a minha chance!". Imagina.

...e lançou-se ao mar. Disse o texto.
Pedro lançou-se ao mar.
Lançou-se.
Mar.

Pedro queria encontrá-lo primeiro do que os outros.
...coisas pendentes não podem esperar.

Pedro chega e vê que é Jesus, mas logo o barco chega e precisam de Pedro para ajudá-los.
"Venham comer!". Diz Jesus aos seus amigos.

...nEle há fartura de alimento.

Todos comem.
Sorrisos.
Alegria.
Comunhão.
...quando Jesus está presente o ambiente é transformado.

Mas Pedro ainda não teve aquela oportunidade de falar sobre uma certa "VACILADA".
...depois de comerem, Jesus diz a Pedro: "Simão tu me amas?

...sem muitos rodeios.
Pedro imaginava que iniciaria o diálogo dando a sua versão para o acontecido, mas Jesus não quer saber de explicações, quer saber de sentimentos.

Não são nossas desculpas que o satisfazem.
Não são as nossas explicações que o convencem.
...não é o que eu falo.
...não é o que eu faço.
...não é o que farei.
..é o que sinto.

O que eu sinto por Jesus fala mais do que palavras.
O que você sente por Jesus fala mais do que palavras.

"Pedro tu me amas mais do que estes?". Perguntou Jesus à Pedro sem rodeios.
"Eu te amo, Senhor. Tu sabes de todas as coisas". Respondeu Pedro.
"Apascenta as minhas ovelhas". Deu continuidade ao diálogo, aquele que é o verdadeiro pastor.

Jesus o perguntou três vezes se Simão Pedro o amava e Pedro, respondeu que sim.
"Segue-me". Disse Jesus à Pedro.
"E quanto a este, senhor?". Perguntou Pedro à Jesus.
"Se eu quero que ele fique até que eu volte, o que te importas? Tu, porém, segue-me". Respondeu aquele que conheço o nosso caminho e nosso destino final.

...e as coisas pendentes entre Pedro e Jesus resolvem-se com uma pergunta: "Tu me amas?".

O amor cobre uma multidão de pecados.
...e você, já amou alguém hoje?







J.R.S



Um comentário:

Anônimo disse...

"Tu me amas?" Pergunta simples de Jesus e que muda 'tudo'...Era tudo o que precisava ler nessa tarde nostalgica!