segunda-feira, 27 de outubro de 2025

IDADISMO



 O tecido social pode ser sadio ou doentio. O tecido sadio é alimentado pela dignidade humana, pela pratica da justiça, pela educação da empatia e a consciência da alteridade. Isso gera uma convivência pacifica e efetividade sociológica saudável. O tecido doentio é sociopatológico. O tecido doentio é enfermo e faz enfermar. Há várias formas desse tecido doentio manifestar-se e uma delas é através do idadismo. O idadismo é uma forma de preconceito e discriminação que tem como base a idade das pessoas. A partir deste conceito, descobrimos que pessoas com uma "certa" idade são tachadas, rotuladas e desprezadas enquanto sua capacidade de ser ativa e produtiva. A Prática do idadismo é uma forma de lança o outro no ostracismo, no mundo dos insignificantes, na esteira dos inúteis. A prática do idadismo reforça e potencializa o tecido sociopatológico, alimenta a violência e injeta na veia da sociedade a droga do ódio. 

No campo da educação isso é ainda mais grave posto que o problema se instala no berço do desenvolvimento do ser humano. Sabemos que a educação no Brasil é um desafio constante e que os docentes se desdobram para realizarem um trabalho de excelência nesse processo de desenvolvimento epistemológico tão importante para a sociedade. Todos os dias os docentes estão em sala de aula buscando métodos para levarem seus alunos a debaterem os temas sensíveis da sociedade e o idadismo é um desses temas. O desafio está no despertar da consciência de cada estudante levando a compreensão de que todos nós que vivemos em sociedade devemos olhar para o outro e entender que o outro é parte do ambiente onde vivemos e possui o direito a dignidade de viver, trabalhar e buscar as realizações de ser.

Fazer diferença ou agir de forma diferente com o outro por causa de sua idade é dizê-lo que não há espaço na sociedade para ele. É lançá-lo na escuridão tanatológica e na prisão fria da apatia crônica. 

Minha proposta para tal aberração sociológica e o remédio para tentar salvar esse tecido doentio é a INSURREIÇÃO! 

A sociedade cujo tecido é sadio a de insurgir-se de forma sistemática e continua contra esse sistema criado pela sociedade sociopatolócizada. O idadismo é um ato insensível e o ser humano insensível é um ser estupidificado, entorpecido, brutal e impermeável. Uma sociedade assim é uma estrada toxica, cheia de venenos preconceituosos.

Portanto afirmo que insurgir-se é o caminho para combater a prática do idadismo. Como faríamos isso? É simples: denunciar e tornar conhecido os grupos que praticam o idadismo! É dar nomes comprováveis. Não é sair acusando pessoas, mas é denunciar quem comprovadamente cometi tal atrocidade. Assim será possível criarmos uma sociedade sadia e execrarmos esse vírus que promove a ruptura de laços amorosos.