quinta-feira, 28 de abril de 2011

TEOLOGIA

  
"Sai da tua terra...e vai para a terra que te mostraei (...) saiu, pois, Abraão". (Gn 12.1;13.1).


Faz uns três à quatro anos que venho lecionando e meditando sobre teologia e isso tem realmente mexido comigo. Tenho lido livros,ouvido professores e conversado bastante com alguns amigos sobre o assunto que além de ser vasto (teologia esta longe de ser uma ciência exata) as vezes torna-se extremamente dolorido por causa dos varios segmentos, pensamentos e reflexões.Particularmente tenho chegado não a algumas conclusões sobre teologia, não usaria essa palavra: conclusão. Teologia não se conclui. No entanto tenho chegado a certas reflexões sobre esse assunto e desejo compartilhar aqui com os amigos que vez por outra frequentam o meu blog.

Em principio destaco o texto bíblico citado acima. Ele é magnânimo e bem maior do que as minhas elocubrações sobre esse discurso sobre Deus.

O texto é um convite de Deus à Abraão. Simples. Deus chega para Abraão e diz à ele que saia de sua terra e vá para uma terra que ele (Deus) iria mostrá-lo. Observe bem: Deus não disse em principio qual seria a terra que Abraão deveria ir, apenas disse que ele saisse de sua terra e fosse.

Isso para mim é teologia!

Nós não sabemos ao certo o caminho, o que sabemos mesmo é que existe uma caminhada em direção ao caminho que vai dá em algum lugar que Deus ainda vai nos mostrar. Pra mim isso ficou claro. Eu posso meditar sobre o assunto, posso refletir e chegar à algum pensamento sobre o assunto, mas creio, firmemente que só saberei ao certo quando estiver perto dEle.

Teologia se faz caminhando.E nesses ultimos anos eu tenho chegado a uma conclusão: o que faz o caminho não é o chão e nem a estrada: a caminhada faz o caminho. Abraão iria descobrir o lugar aonde ele iria viver durante a caminhada com Deus. Assim somos nós.

Para descobrirmos o caminho e chegarmos a o entendimento sobre teologia, vai ser preciso inicialmente sair da nossa terra: dos nossos vãs pensamentos.É preciso deixar de saber para saber. É preciso se desfazer um pouco do nosso saber para saber.É preciso sair da nossa terra e da presunção do nosso saber.

Teologia é caminhada, mesmo sem chão e sem estrada.

O texto nos diz que Abraão saiu.Ele foi em direção ao que será.

O melhor pensamento que existe é o pensar quando não estamos pensando. Já dizia Fernando Pessoa que, pensar cansa. É verdade.

Portanto pensemos menos e procuremos sentir mais.

Tiremos, pois, dias para andarmos com Deus nessa eterna e in-finita busca pela teologia.







J.R.S




Nenhum comentário: