"...eu sou Hebreu" (Livro do profeta Jonas 1.9).
"O medo oferece a imagem do conflito e a fuga é o eu dizendo que não quer ser confrontado" (J.R.S).
Sinceramente falando, quando leio a história de Jonas, surge em minha mente um turbilhão de perguntas as quais não citarei aqui, mas deixarei comigo mesmo. No entanto, sou contra o jargão que impuseram a ele quando o batizaram de profeta fujão. Não acho que ele seja um profeta fujão, acho que sua saida rapida pela direita foi fruto de seus medos e fugas interiores. Na verdade se nós fomos classificar alguns profetas e pastores hoje como profetas fujões, creia-me, não caberiam em livros, amigo. O fato terrivel é que a história de Jonas foi narrada na Bíblia e ai todo mundo tem acesso, mas existem histórias de alguns profetas da atualidade que estão em secretos, bem guardadinhos para ninguém saber ao certo. Diante disso, quem tem a história exposta, pode sofrer retaliações as mais absurdas, inclusives daqueles que vivem como Jonas, só que na surdina.
Jonas é o tipo de camarada que foje da missão que lhe foi imposta po que na percepção dele "Deus é inconfiável" quando se fala a respeito de juizos e denuncias visto que a sua misericórdia muitas vezes prevalece. Jonas percebendo que o povo poderia arrepender-se e Deus poderia mudar a sentança por conta disso, então resolve sair dessa missão. O fato é que os medos e temores e desvios de pensamentos de Jonas deveriam ser tratados por Deus de uma forma cirurgica e foi justamente o que Deus fez: Ele levou Jonas para a sala de cirurgia.
Jonas foge porque tem medo.
Jonas foge porque pode ser tido como um traidor de sua nação.
Jonas foge porque acredita que a missão é arriscada demais.
No entanto Deus o resgata dessa fuga e o coloca de novo em rota de colisão com os pecados de Nínive.
É ... as vezes deus nos coloca em rota de colisão com os pecados para tratarmos de problemas que ainda não foram tratados. Jonas precisava cuidar não só dos desvios dos moradores de Ninive, mas dos seus próprios desvios.
Cuidemos cada um dos nossos próprios.
Antes de chamá-lo de profeta fujão, será que você também não é?
Pense ...
(J.R.S)