"...para que, entre vós, não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo cujo coração, hoje, se desvie do Senhor, nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que não haja entre vós raiz que produza erva venenosa e amarga, ninguém que, ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu íntimo, dizendo: Terei paz, ainda que ande na perversidade do meu coração, para acrescentar à sede a bebedice".
Deut 29.18,19
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado".
Hb 12.14-17
Alinhe os textos.
Observe a imagem que se desenha em sua mente.
Há um lado enormemente bom na exaustão dos estudos bíblicos: você ao estudar, descobre a verdade de certos termos utilizados, as vezes, fora do seu verdadeiro significado.
Os dois textos estão falando de um mesmo assunto. No entanto, um esclarece o outro. Um é a fonte para a compreensão do outro.
Por ventura você já experimentou ler os textos bíblicos e consequentemente seus temas a luz da própria bíblia? Já experimentou transitar entre as páginas das Escrituras e deixar de ser levado por gurus?
Os textos falam sobre a raiz de amargura.
O que é a raiz de amargura?
De onde vem a ideia do sentido de raiz de amargura?
O livro de deuteronômio fala sobre a raiz que produz erva venenosa e amaga.
O que patrocina a a produção da raiz venenosa e amarga?
O texto responde: um coração que se desvia do Senhor cobiçando os deuses de outras nações ou adorando os deuses de outras nações. O texto de deuteronômio, ainda dirá o seguinte: Ninguém que abandone o Senhor, indo atrás de outros deuses (possibilidades que não seja ele) diga em seu coração que terá paz e que será feliz!
É o que está escrito, não?
O texto da epistola aos hebreus vai dizer que a raiz de amargura (o desvio do Senhor indo atrás de outras possibilidades que não seja ele) é contagioso!
Não deixe que ninguém lhe engane!
Vida é só no Senhor!
Existência pode ser em qualquer lugar.
Vida, Vida mesmo, só no Senhor!
Vivemos dias em que escutamos constantemente as pessoas dizerem que querem viver suas vidas, mas a Escritura nos afirma que Vida só se vive no Senhor!
Qualquer tentativa de felicidade fora da Felicidade que há no Senhor, é apenas um Paliativo, passa tempo, fingir que está tudo bem, dar satisfação social, colocar uma máscara de alegria quando na verdade se está triste!
Em Deuteronômio, Moisés diz que, ninguém diga que é realizado sem estar no Senhor e ninguém diga que fazendo o mau, estará feliz pois isto é engano!
O autor aos Hebreus vai dizer que esse tipo de engano é contagioso.
Quem anda com pessoas assim, acaba se contaminando com a raiz de amargura.
A raiz de amargura vem de uma erva venenosa e se instala no interior daqueles que acreditam que é melhor viver sem ser debaixo das Asas do Pai.
Há um sistema no mundo e ele é perverso.
Há uma nova torre de babel sendo construída e sua intenção é ferir os Céus!
Há uma sociedade, no escuro, fabricando um novo bezerro de ouro.
Há uma morte se vestindo de vida.
Há um amor vestido de anzol.
Há braços que escondem redes.
Não se engane...
Você não terá paz, se o Senhor não for a tua paz.
Para aonde estão lhe levando?
Quais conselhos você escuta?
Disso dependerá a sua sobrevivência.
J.R.S
Escrito na pandemia de 2020