"O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o Tolo encoleriza-se e dar-se por seguro"
Provérbios 14.16
Há palavras bíblicas que são cheias de significados, mas nós não as conhecendo bem, ousamos em proferi-las sem saber ao certo o que estamos dizendo. As vezes, sem saber, nos enquadramos na própria palavra que estamos proferindo.
As palavras "Sábio" e "Tolo" por exemplo, estão espalhadas por todo o livro de provérbios que muitas vezes lemos e não entendemos. Hoje quero falar-lhes sobre a Palavra "Tolo".
A Palavra "Tolo" no Hebraico é "כְּסִיל" e significa "Tonto, bobo, estúpido".
Uma pessoa "Tola" é uma pessoa Tonta - vive embriagada consigo mesma, que se fecha em si mesma. É uma pessoa boba, mas não boba por inocência; boba no sentido de arrogante, como quem tem domínio de tudo ao seu redor sendo que tal pessoa não possui o domínio de tudo e muitas vezes diante do "mal", sucumbi. É estupida porque o estupido não aceita conselhos, não possui visão dilatada, ampla da vida e acaba se prejudicando pelo simples fato de teimar em seguir quando deveria párar.
A Palavra "Tolo" na língua grega é "mōrós " e significa "estupido, idiota".
Uma pessoa "idiota" é uma pessoa pessoa fechada em si mesma - não aberta à outras opiniões - que se lacrou e por isso se imbecilizou.
Certamente são palavras fortes e reflexivamente penetradoras, mas pedagógicas - alertadoras e muito mais do que alertadoras - sinalizadoras.
O texto do livro de provérbios diz-nos que o "Tolo" (...) dar-se por seguro". O "Tolo" dar-se por seguro diante do mal, ao contrário do sábio que, diante do mal, é cauteloso.
O sábio cauteloso vê o mal e pára.
O Tolo arrogante, sentindo-se seguro, enraivece-se e enfrenta.
A vida real exige sabedoria.
O mundo em que vivemos é um mundo cheio de armadilhas - de sutis armadilhas. Se formos sábios escaparemos, se formos Tolos, enfrentaremos um mal do qual não conhecemos e não nos preparamos para enfrentar.
A razão é uma boa aliada para conter o avanço do mal e lhe livrar de ser um "Tolo". A estupidez, junto com a impulsividade podem levar-nos a um mal do qual não saberemos lidar.
Qual caminho deveríamos seguir: do sábio ou do tolo?
Nossas ações sinalizarão o caminho e as consequências pintarão o quadro.
Podemos em algum momento sermos "Tolos" sim, mas podemos revisar tudo e sair fortalecidos de uma atitude impensada, mal administrada, alcançando assim experiência, conhecimento, saber e quem sabe, com a Graça de Deus, um pouco de sabedoria.
Pensemos nisso.