"...bem aventurado és, Simão Barjonas... também eu te digo que tu és Pedro "(Mt 16. 16,17).
"Esse estranho que mora no espelho (e é tão mais velho do que eu) olha-me de um jeito de quem procura adivinhar quem eu sou" (Mário Quintana).
Esse pequeno ensaio sobre o Conceito de Si e a In-delicadeza de Não Ser é apenas o inicio de uma reflexão pró-longada sobre algumas questões da vida que desejo compartilhar com vocês, e espero que isso se transforme num diálogo consigo mesmo. Comecemos, então.
Conceituar é sempre uma tarefa muito dificil, pois todo conceito possui uma natureza modificadora (os conceitos sempre mudam de casa) e podem sofrer algumas alterações futuras. Mas o pior, mesmo, é quando a tarefa de conceituar tem como objeto a face da pessoa que vocÊ encara todos os dias quando se olha no espelho. Cada um possui um conceito (parcial) de Sí mesmo e com o passar dos anos esse conceito vai alterando-se e ficando um pouco mais exigente. No entanto você há de concordar comigo que muitas das vezes o conceito que você tem de Sí mesmo é apenas uma In-delicadeza do seu Não Ser. A Bóblia nos apresenta um texto no livro de provérbios que diz: "...como imaginou em sua alma, assim ele é" (Pv. 23.7). Diante disso descobrimos que todo autoconceito passa pela linha fina da imaginação. Agora, será mesmo assim? O primeiro texto descrito logo no comecinho de nossa reflexão, mostra-nos Jesus oferecendo um conceito de Simão à Pedro que ele não tinha de Sí...complicado? Imagino. Pedro antes de Ser Pedro, era Simão. Sua definição de Sí, era Simão. Muito provavelmente o Simão transitório, inquieto, duvidoso, vacilante, instável e grosseiramente bobo. Pois é. Mas Jesus disse à Simão: "...tu és Pedro" (pedrinha, fragmento de pedra). Jesus desejava que Simão tivesse uma autoimagem e começou trabalhar na vida dele. Para Jesus, Simão era uma pedrinha, um pequeno fragmento de pedra, mas que com o tempo ele mesmo iria descobrir isso. A instabilidade de Simão em breve iria se transformar na estabilidade de Pedro. E você? Que conceito tens de ti mesmo (a)? Todas as vezes que você olha no espelho, quem você vê do outro lado?. Você sabia que o conceito que tem de Só mesmo fará parte do material que da estrada existência que te conduzirá ao futuro? Você não sabe que autoimagem tem? No relacionamento que desenvolvemos com Deus em Cristo é possivel termos uma pincelada daquilo que realmente somos. A verdade daquilo que somos não está nescessariamente na declaração de Cristo, mas na aceitação de tal declaração. Quem constroe um edificil saberá aonde provavelmente pode haver um problema. Dialogar com Deus é muito importante para a construçãodessa autoimagem. Simão andou com Jesus e foi transformado (aos poucos) em Pedro. Ele nunca deixou de ser Simão, mas foi transformado em Pedro. Andemos com Deus e nessa caminhada existencial e espiritual, descobriremos aos poucos o Simão e o Pedro que habita em nós, sempre em processo de construção e desconstrução. Estão preparados para a caminhada? Então o que estão esperando?!
Jeorgino da Silva
Essa palavra resiste!
Um comentário:
Muito boa dim essa reflexão, como precisamos olhar para dentro de nós mesmos e fazer tais perguntas. Realmente estamos contantemente mudando e se dermos lugar para nós mesmo e deixar a correria de lado poderemos nos ouvir e muitas vezes ouvir coisas que nunca imaginaríamos. Tenho sempre o hábito de fazer auto-análise e hoje mesmo estava pensando o quanto Deus tem me mudado, como estou mais segura de mim mesma, me aceitando mais, sabendo que quero com mais segurança, eu só posso glorifica a Jesus porque é Ele que está nos moldando conforme sua imagem, enquanto não chegarmos a Sua altura estaremos sempre passando por esse processo de metamorfose, igual aí o casulinho lindinho rsrsrs...bjim.
Postar um comentário