quarta-feira, 13 de julho de 2011

Deus Não Existe (...) Falo Com Ele Todos os Dias.


"...o destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre e a glória deles esta em sua infâmia..." (Fp 3.19).

"Como forem os pensamentos e as disposições do homem, assim será o seu deus" (Feuerbach).


Confesso que a cada dia que passa fica mais dificil crer no deus que certos homens pregam e discursam com tanta veemência nas televisões, nos rádios e em certas igrejas. Esse deus que por ai andam falando ... não existe.

Fico imprecionado com o terrorismo religioso que fazem os que precisam dar "resultados" imediatos como resposta de suas supostas vocações para o mundo religioso. Em todas as áreas vejo um abuso de autoridade revestida de muita hipocrisia e cinismo. No entanto, o mundo religioso tem me surpreendido cada vez mais. Me impreciona a capacidade dos pseudos lideres religiosos criarem um deus conforme as suas comveniências e seus objetivos. Ora, o deus criado por essas pessoas esta longe de ser o Deus da Escritura Sagrada visto que o Deus da Escritura Sagrada não divide a Glória dele com ninguém e nem se submete a ameaças humanas. O deus que estão anunciando por ai se submete aos decretos humanos ou seja, o sujeito decreta algo que Deus tem que fazer e Deus fará pelo simples fato do Poder de Deus esta na força do decreto humano: esse Deus não existe!

No entanto fico imaginando que quem usa de tais argumentos para convencer o povo, não possui nenhum conhecimento bíblico ou tem conhecimento bíblico e cinicamente deturpa as palavras contidas nas páginas do livro Sagrado de Deus. O povo por sua vez, carente, acaba indo nos argumentos desses homens que nada possuem de ovelhas, mas são lobos ferozes desejosos por satisfazerem suas ganâncias. Por isso que digo que a cada dia fica mais dificil acreditar no deus que essas pessoas pregam. As campanhas de prosperidade chegam ser abusivas! Ver-se claramente a intenção nos gestos, nas palavras que não soam como verdade e a expressão no rosto desses homens denunciam sua mensagens mecânicas e desprovidas de sentimento. Homens crueis! Vendedores de ilusão! Usurpadores de pobres e viúvas! Aproveitadores de um povo sofrido! Onde será a parte desses homens?! Homens que sobem nos púlpitos fingindo sentir coisas que não sentem! Não assisto mais certos programas ditos evangélicos porque não aguento mais ver tanta deturpação bíblica. Não suporto mais ver essa gente usar um texto para falar sobre algo que o texto não quer dizer! Homens desprovidos de qualquer hermenêutica bíblica e com isso, movidos apenas por dinheiro. Triste! Digo à todos esses pregadores da teologia da prosperidade que deturpam a Escritura, que Deus vai requerer das vossas mãos o sangue desses pobres que vendem seus objetos e entregam em suas mãos sujas!!!! O deus de vocês não existe! O deus de vocês barganha! O deus de vocês exige sacrificios do povo que nem vocês conseguem fazer! É muito fácil chegarem na igreja com seus carros importados enquanto o pobre do irmão (a) tem que voltar para casa a pés ou de ônibus e os senhores após as reuniões vão jantar em lugares elitizados. Cômodo isso, não acham? Aqui abro um parenteses (não estou falando de gente honesta que trabalha e possui seu carro ou sua propriedade pois existem homens de Deus que trabalham honestamente).

É hora de falar! Não aguento mais ouvir esse povo exigindo ofertas e dizimos dessas pessoas com o rosto transpirando terrorismo! Não conseguem convencer o povo mediante uma boa reflexão da Palavra de Deus e apelam para agressividade. O que os diferenciam dos fariseus?! Não, não. Não reconheço o deus que esses homens pregam.

Há um outro Deus na Bíblia que pela manhã me faz acordar para viver um novo dia com a expectativa que esse dia será melhor do que o anterior. Sim! Senhoras e senhores. Há um Deus na Bíblia cujos meus joelhos se dobram pela manhã para agradecer pelo que comi e pelo que não pude comer. Há um Deus na Bíblia que não coloca uma carga em suas costas maior do que aquela que você pode carregar. Há um Deus na Bíblia que não exige sacrificios seus além daquele que você pode fazer.

Esse Deus, eu falo com ele todos os dias ...







J.R.S

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que a Multidão esta seguindo?










"...não conseguimos nada: olhem como o mundo todo vai atrás dele" (Jo. 12.19)

"...até pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem?" (Renato Russo).



As vezes tento calar-me diante de certas manifestações da igreja cristã evangélica dos dias atuais, mas todas as vezes que me calo com os lábios, meus pensamentos mexem e ré-mexem provocando sussurros in-surdecedores que me fazem escrever. Isso acontece todas as vezes que leio os evangelhos e vejo Jesus dizer e fazer coisas e as vezes nem dizia, apenas fazia e toda uma multidão o seguia por motivo de sua mensagem tocá-las profundamente. É claro que dentre aquela multidão haviam alguns que o seguiam apenas por pão, cura e também por investigação. No entanto é perceptível o poder da mensagem do jovem Mestre da Galiléia visto que muitos ficavam maravilhados com sua doutrina.

Mas o que me chama atenção mesmo é que boa parte da multidão seguia-o por suas palavras, pela mensagem do Reino de Deus e pela forma como ele se dirigia à elas. Naquela época não haviam campanhas da prosperidade, da quebra das correntes de maldições, nem havia o corredor dos 300, nem rosa ungida, em fim, não havia mensagem ilusória e nem mercadológica. Jesus não pregava uma mensagem de consumo e nem incentivava ninguém subir ao Monte Sinai para nenhum tipo de fogueira. Em Jesus havia apenas a mensagem do Reino tal como ele recebeu do Pai. O resultado visto nos evangelhos é que uma multidão o seguia por causa de sua mensagem. Em Jesus havia mensagem! Palavra viva! água pura e cristalina. Ele revolucionou o mundo e tinha muita coragem pra isso. Ele não precisou usar subterfúgios, usou apenas a palavra de Deus que estava aquecida em seu coração. Jesus revolucionou o mundo e ninguém conseguiu roubar a coragem dele.

As estatisticas apontam certo crescimento da igreja evangélica no Brasil, mas a pergunta que me faço é: "Por que essa multidão vai como os que vão?". A questão é: "Vão a igreja, porque?". Será que é pela mensagem pregada? Será que é pelo fato de serem tocadas pelo Mestre de Nazaré? Ou será porque é o dia da campanha da prosperidade? Ou a campanha da troca de carro? Ou a campanha do imóvel novo? Ou a campanha das encalhadas? (Trágico!!!) ... Os fariseus reclamaram porque a multidão seguia a Jesus e eles sabiam porque a multidão seguia-o. Hoje não vejo uma imposição a demanda de pessoas que vão a igreja evangélica. Não vejo outras igrejas reclamando e acho que sei, acho, apenas acho...eles também sabem porque essas pessoas vão a igreja.

Lembro, pois guardo em minha mémoria, que por algumas vezes eu ouvia as pessoas dizerem, ao final do culto de ensino que retornariam na outra semana por causa da Palavra. Hoje, dificilmente vejo isso. O que escuto são pastores gritarem nos púlpitos: "Não quebrem a corrente da campanha hein!!!!!!!". Na verdade, ele deveria esta dizendo é: "Olhem a continuação da mensagem na próxima semana hein!!!".

Por esses dias lembrei-me de um trecho da musica do Renato Russo: "...até pouco tempo atrás poderiamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem". É o que eu digo com relação a igreja. Onde esta a coragem da igreja para revolucionar o mundo mediante a Palavra de Deus? Quem roubou a coragem da igreja? Onde estão os lideres revolucionários? Eu realmente não sei. Talvez estejam ainda sentados nos bancos das igrejas esperando uma pequena oportunidade. Talvez estejam nascendo. Talvez estejam pensando se vai valer a pena. Eu realmente não sei. O que na verdade sei é que a multidão que seguia Jesus, seguia-o pelo toque que ele tinha. A multidão que segue a igreja...

Os Fariseus nada poderam fazer contra Jesus a não ser tentar matá-lo: quem não vence pelo argumento, quer vencer pelo assassinato. Para os fariseus é melhor matar a verdade do que se juntar a ela e perder o prestigio. Mas não me assombro: alguns lideres atuais também pensam do mesmo jeito.

Ajuda-nos, Senhor...









J.R.S