terça-feira, 5 de julho de 2011

O que a Multidão esta seguindo?










"...não conseguimos nada: olhem como o mundo todo vai atrás dele" (Jo. 12.19)

"...até pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem?" (Renato Russo).



As vezes tento calar-me diante de certas manifestações da igreja cristã evangélica dos dias atuais, mas todas as vezes que me calo com os lábios, meus pensamentos mexem e ré-mexem provocando sussurros in-surdecedores que me fazem escrever. Isso acontece todas as vezes que leio os evangelhos e vejo Jesus dizer e fazer coisas e as vezes nem dizia, apenas fazia e toda uma multidão o seguia por motivo de sua mensagem tocá-las profundamente. É claro que dentre aquela multidão haviam alguns que o seguiam apenas por pão, cura e também por investigação. No entanto é perceptível o poder da mensagem do jovem Mestre da Galiléia visto que muitos ficavam maravilhados com sua doutrina.

Mas o que me chama atenção mesmo é que boa parte da multidão seguia-o por suas palavras, pela mensagem do Reino de Deus e pela forma como ele se dirigia à elas. Naquela época não haviam campanhas da prosperidade, da quebra das correntes de maldições, nem havia o corredor dos 300, nem rosa ungida, em fim, não havia mensagem ilusória e nem mercadológica. Jesus não pregava uma mensagem de consumo e nem incentivava ninguém subir ao Monte Sinai para nenhum tipo de fogueira. Em Jesus havia apenas a mensagem do Reino tal como ele recebeu do Pai. O resultado visto nos evangelhos é que uma multidão o seguia por causa de sua mensagem. Em Jesus havia mensagem! Palavra viva! água pura e cristalina. Ele revolucionou o mundo e tinha muita coragem pra isso. Ele não precisou usar subterfúgios, usou apenas a palavra de Deus que estava aquecida em seu coração. Jesus revolucionou o mundo e ninguém conseguiu roubar a coragem dele.

As estatisticas apontam certo crescimento da igreja evangélica no Brasil, mas a pergunta que me faço é: "Por que essa multidão vai como os que vão?". A questão é: "Vão a igreja, porque?". Será que é pela mensagem pregada? Será que é pelo fato de serem tocadas pelo Mestre de Nazaré? Ou será porque é o dia da campanha da prosperidade? Ou a campanha da troca de carro? Ou a campanha do imóvel novo? Ou a campanha das encalhadas? (Trágico!!!) ... Os fariseus reclamaram porque a multidão seguia a Jesus e eles sabiam porque a multidão seguia-o. Hoje não vejo uma imposição a demanda de pessoas que vão a igreja evangélica. Não vejo outras igrejas reclamando e acho que sei, acho, apenas acho...eles também sabem porque essas pessoas vão a igreja.

Lembro, pois guardo em minha mémoria, que por algumas vezes eu ouvia as pessoas dizerem, ao final do culto de ensino que retornariam na outra semana por causa da Palavra. Hoje, dificilmente vejo isso. O que escuto são pastores gritarem nos púlpitos: "Não quebrem a corrente da campanha hein!!!!!!!". Na verdade, ele deveria esta dizendo é: "Olhem a continuação da mensagem na próxima semana hein!!!".

Por esses dias lembrei-me de um trecho da musica do Renato Russo: "...até pouco tempo atrás poderiamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem". É o que eu digo com relação a igreja. Onde esta a coragem da igreja para revolucionar o mundo mediante a Palavra de Deus? Quem roubou a coragem da igreja? Onde estão os lideres revolucionários? Eu realmente não sei. Talvez estejam ainda sentados nos bancos das igrejas esperando uma pequena oportunidade. Talvez estejam nascendo. Talvez estejam pensando se vai valer a pena. Eu realmente não sei. O que na verdade sei é que a multidão que seguia Jesus, seguia-o pelo toque que ele tinha. A multidão que segue a igreja...

Os Fariseus nada poderam fazer contra Jesus a não ser tentar matá-lo: quem não vence pelo argumento, quer vencer pelo assassinato. Para os fariseus é melhor matar a verdade do que se juntar a ela e perder o prestigio. Mas não me assombro: alguns lideres atuais também pensam do mesmo jeito.

Ajuda-nos, Senhor...









J.R.S

Nenhum comentário: