quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Palavras No Silêncio




E eis que uma mulher Cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Filho de Davi tem compaixão de mim! Minha filha esta horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra” (Mt. 15. 22,23).



Ah, no terrível silêncio do quarto o relógio com seu som de silêncio!

 Monotonia!

 Quem me dará outra vez a minha infância perdida?

 Quem ma encontrará no meio da estrada de Deus –

 Perdida definitivamente, como um lenço no comboio”.



Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa)


                     ...sobre o silêncio em face da pergunta: talvez a resposta não esteja pronta. Talvez, quem vai dar a resposta não esteja pronto. Talvez, quem vai receber a resposta não esteja pronto. Talvez a resposta já foi dada em forma de silêncio (...) talvez não hajam respostas.

O silêncio às vezes não é bem visto: os silenciosos também não. No entanto o silêncio nada mais é do que uma palavra não dita com palavras verbalizadas, mas palavras ditas nas entrelinhas das palavras não ditas. Ao contrário das palavras verbalizadas que só podem ser ouvidas através dos ouvidos, o silêncio que também é palavra, não pode ser ouvido com os ouvidos: se ouve o silêncio com a sensibilidade. Sensibilidade não é todo ser humano que possui, mas os que possuem sensibilidade sabem muito bem do que estou falando.
Jesus deparou-se com uma mulher que estava com um problema: sua filha estava possessa por um espírito maligno. Ela não possuía mais recurso nenhum e numa única oportunidade que teve, suplicou a Jesus que ajudasse a sua filha. Diz o texto acima que Jesus não lhe respondeu "Palavra". Você prestou atenção? Jesus não lhe respondeu palavras. Isto não quer dizer, necessariamente, que Jesus naquele momento de silêncio não lhe tenha respondido.
Estamos acostumados a ter respostas em forma de palavras por isso que às vezes não escutamos Jesus falar. Ao contrário do que pensamos, ele fala e fala muitas vezes durante o dia: quando estamos dirigindo, quando entramos no supermercado, quando fazemos caminhada, quando assistimos a um filme, quando ouvimos uma musica, quando olhamos os pássaros, quando colhemos uma flor, em fim, Jesus fala conosco a todo o momento, se necessário. Por que às vezes não ouvimos? Por que estamos presos a "Palavras".

Quando entendermos a voz do silêncio através da palavra não dita, perceberemos o quanto tempo perdemos esperando respostas que Deus, possivelmente, já nos deu.
Aquela menina estaria com sua infância perdida caso Jesus não tivesse aparecido propositadamente ali, mas Jesus estava por perto e no meio da estrada de Deus, ele a recuperou respondendo a oração de uma mulher que esperou Nele a sua redenção.
É preciso fazer silêncio por dentro para ouvir as palavras silenciosas de Deus.


Ptsiu!!!!!!





J.R.S

Silenciosa-mente




Um comentário: