quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reforma Protestante e Meus receios





 "A Hora de Calar acabou. Agora é hora de falar" (Martinho Lutero).

Acredito que há muita necessidade de falar sobre a Reforma Protestante nos dias atuais, principalmente por que o movimento reformista, foi um movimento de retorno as Escrituras Sagradas.

Na Reforma, Lutero percebeu que a Escritura Sagrada estava sendo usada, não como Instrumento de Deus para despertar e anunciar ao povo a Vontade de Deus, mas ela estava sendo instrumentalizada, distorcidamente, para dar resultados favoráveis ao Clero.

Em síntese é isto: A reforma Protestante foi um grito: Só a Graça, Só a Fé, Só a Escritura e Só Cristo.

Minha preocupação, nos dias atuais é que isso, aos poucos, vai desaparecendo. Lutero, deflagrou a Reforma quando no dia 31 de Outubro de 1517, pregou o seu manifesto, contra as práticas dos religiosos e contra a venda de indulgencias (perdão de pecados), na porta do Castelo de Wittenberg e ali deixou a sua marca na história.

Tenho observado o movimento das igrejas neopentecostais e até de algumas igrejas pentecostais e também desejo fazer o meu manifesto. Meu grande receio é que quando assisto alguns programas evangélicos, eles aparecem cheios de um ensino "ESTRANHO" às Escrituras Sagradas e o mais chocante é que o povo aplaude e aceita.

Por isso, passo a citar o meu Receio.

1) Receio que a igreja enxergue tanto esses “vendedores de ilusões” e acabem cegando ao ponto de não enxergar a cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2) Receio que a igreja enxergue a eloquência dos “vendedores de ilusões” e acabe cega quanto aos verdadeiros motivos que fazem tais pessoas serem tão eloquentes: o orgulho, a inveja, a vaidade e o desejo ávido de expandir seus territórios de interesses pessoais.

3) Receio que a igreja corra tanto atrás de bens materiais e acabe esquecendo-se do tesouro nos céus onde traça e ferrugem não corroem.

4) Receio que a igreja inverta tanto os seus valores que acabe desprezando a dor de Cristo na Cruz.

5) Receio que a igreja fique mais atenta e ouça mais os gritos dos “vendedores de ilusões” do que a voz suave e mansa do Bispo e Pastor de nossas almas.

6) Receio que a igreja tenha mais fé na confissão positiva do que no Poder da Escritura Sagrada.

7) Receio que a igreja caia na dissimulação dos “vendedores de ilusões” e acabe se rebelando contra Lideres sinceros e contra pastores cujo coração anda pelos caminhos da Bíblia Sagrada e firmam compromisso todos os dias com Deus.

8) Receio que a igreja se comova com o choro dos “vendedores de ilusões” e se esqueça das lágrimas do Jesus de Nazaré a sombra do jardim do Getsemâni.

9) Receio que a igreja mate os profetas de Deus que labutam todos os dias no altar do Senhor e carregue nos braços os pró-fetas que falam apenas aquilo que cabe em seu paladar.

10) Receio que a igreja comece a gritar: crucifiquem! Crucifiquem! Crucifiquem os pastores e libertem os vencedores de ilusões!

11) Receio que a igreja ao ouvir os “vendedores de ilusões” comece a gritar: Isto não é voz de homem, mas de um deus!

12) Receio que a igreja se relacione com Deus apenas para instrumentalizá-lo em favor de seus benefícios.

13) Receio que a igreja transforme a fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos, em cartão de crédito.

14) Receio que a igreja confunda Sagrado e Profano, Mananciais de águas vivas com Cisternas Rotas, o caminho e atalho.

15) Receio que a igreja perca a capacidade de vibrar com o poder da pregação do evangelho e passe a se alegrar com entretenimentos de similaridades mundanas.

16) Receio que a igreja sucumba a teologia da prosperidade e saia desesperada atrás de ganhar o mundo todo e perca a sua própria alma afastando-se assim do evangelho da prosperidade.

17) Receio que a igreja se in-pressione com performances nos púlpitos e se esqueça de conferir se o discurso é compatível com a verdade da Escritura Sagrada.

18) Receio que a igreja tente reduzir a Deus a um mero serviçal que existe para nos fazer felizes desprezando assim o Senhorio daquEle que é Tudo em todos.

19) Receio que a igreja de Deus se contente com jargões contínuos de frases sem sentidos que prometem vitórias e nem um tipo de relacionamento com Deus.

20) Receio que a igreja opte pela frase: “O Fim justifica os meios” e não pelo o que Deus disse: “Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança”.

21) Receio que a igreja concorde com os gritos dos “vendedores de ilusões”: “Vocês têm que exigir de Deus seus direitos!”. E acabe esquecendo que diante de Deus o único direito que temos é o de ter direito nenhum. Tudo que recebemos de Deus é pelo seu amor e por sua Graça Maravilhosa!

22) Receio que a igreja confunda espiritualidade com espiritualismo, trabalho com formulas mágicas, manipulação psicológica com palavra pregada no poder do Espírito Santo.

23) Receio que a igreja esqueça que é membro do corpo de Cristo e passe a frequentar os cultos como quem vai ao supermercado.

24) Receio que a igreja pense tanto na terra dos homens que se esqueça do céu de Cristo.

25) Receio que a igreja torne-se um sal que não salga mais, uma luz que não brilha mais, um ambiente que não acolhe mais e não se comporte mais como a noiva de Jesus.

26) Receio que a igreja se conforme com este século e se in-conforme com a verdade da Escritura Sagrada.

27) Receio que a igreja absolutize a espiritualidade dos montes e relativize a espiritualidade da alma, do coração, da casa, do Templo e da caminhada dia a dia.

28) Receio que a igreja torne-se a sociedade do espetáculo e esqueça da simplicidade que há em Cristo.

29) Receio que a igreja transforme pedras em pães e coma, que caia na tentação de pular do pináculo do templo e se esborrache lá em baixo, que se prostre a Satanás (tudo te darei se prostrado me adorares) e desvie a adoração que apenas Deus é Digno de receber e com isso, pereça no deserto.

30) Receio que, nesses dias atuais tão difíceis, a igreja confunda a Bíblia com receita de bolo, que trate a Bíblia apenas como fundo de suas ideologias, que leiam a Bíblia com uma varinha mágica em mãos e que despreze o essencial. 



Esses são apenas alguns dos meus grandes receios (...) Deus abençoe e esclareça essa nova geração.






J.R.S

Nenhum comentário: