terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cristo Nasce e Morre


 


Dos 38 anos que tenho, pelo menos nos últimos 10 anos tenho observado a passagem do Natal. As mensagens são praticamente as mesmas: "Cristo nasce nos corações humanos". 

...e depois morre nos corações sem esperança.

Há um esforço de todos: sociedade, mídia, orgãos públicos e religiosos, em diminuir a dor e o sofrimento dos outros neste período do Natal. É louvável, é assistencialista e em alguns casos é acolhedor, mas poucos dias depois a realidade bate a porta.

Faz tempo que o período do Natal tornou-se festa de fim de ano e a sua essência perdeu-se dentro do labirinto do consumismo. 

Não tenho nada contra o Natal, pelo contrário, gosto muito e se eu puder oferecer um presente, com certeza oferecerei e se me derem um preente, eu receberei. No entanto, isso não será o mais importante.

Há crianças nas ruas.
Há uma injustiça social terrivel!

Mas todos os anos Cristo nasce nos corações humanos.

...e depois morre nos corações sem esperança.

Alguém pode dizer: "Que pessimismo! As pessoas tem o direito de serem felizes pelo menos nesse período".

Discordo.

Acredito que a Felicidade não deveria ser restrita apenas a um determinado período do ano. Se todos nós repartissemos o pouco que temos ou o muito que temos, veríamos menos pessoas passando tantas dificuldades.

Se houvessem menos corrupções.
Se houvesse menos Ego-ísmo.

Quem sabe.

Mas a mensagem no Natal continua a mesma: "Cristo nasce nos corações humanos".

...e depois morre nos corações sem esperança.

Essa realidade pode ser mudada, mas isso só acontecerá em uma próxima geração, caso tenhamos deixado e como tenhamos deixado uma nova geração.

Eu continuo fazendo a minha oração: Pai nosso que estás nos Céus...





J.R.S

Nenhum comentário: