quinta-feira, 7 de março de 2013

O Choro não Chora Mais

 

 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Por que meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11.28-30).

"Quem é de verdade sabe quem é de Mentira" (Chorão)


Acompanhei pouco a carreira musical do Chorão, mas pude ver que as letras das musicas tinham tons variados assim como as cores são variadas. Isso demonstra, dentre outras coisas, que a sua musica tinha vertentes que poderiam ser vistas por vários ângulos. Suas musicas falavam de vida, da vida e de como a vida é, mas também falava da realidade que sempre é agressiva e impiedosa. 

No entanto suas musicas também falavam de sua própria vida: do que sentia e do que se sentia. Elas falavam de seus sonhos, seus amores e suas dores. Falavam de sua luta, de suas curvas e de suas loucuras.

As vezes, a sua musica calava para se ouvir melhor a sua voz: ele estava cansado. Sentia-se solitário. Ele optou, nos ultimos dias de sua vida por ficar um pouco mais solitário ou seria sozinho? Não sei ao certo. Sabe-se que ele queria privacidade. Queria estar com ele mesmo naquele momento. 

Ele sente o seu fardo pesado. Sente o caminho bem alongado e perde-se naquilo que perdeu. Essa talvez seja a maior perda: perder-se naquilo que se perdeu.

É justamente neste momento que a gente sabe quem é quem e quem nós realmente somos. Só sabemos quando estamos a sós, conosco. É aqui, bem neste momento em que saimos, que colocamos para fora tudo o que sentimos, pensamos e desejamos. É justamente neste ponto que devemos ter cuidado.

Somos o que lá no fundo sabemos o que realmente somos.

Há uma fragilidade nisto.

Não somos imortais!
Não somos inquebráveis!

Choramos!

Quando fechamos a porta do quarto ou da casa ou do apartamento ou do carro ou de qualquer outro lugar e ficamos a sós, muitas vezes, Choramos.

Choramos por que a realidade agride! Como disse Brennan Manning: "A realidade quando não respeitada, morde".

O que fazermos em uma hora como essa?

Jesus disse: "Vinde a Mim...". Antes de qualquer decisão que você queira tomar, experimente primeiro ir até Jesus, colocando diante dele todas as suas frustrações, decepções, angustias, temores e crises.

O Jugo dele continua sendo suave e o fardo, ainda é leve.

Sua vida é preciosa, embora as vezes o mundo seja detestável.

O Chorão era um cara com cara, sem máscaras, mas escondia em si o que realmente ele era: sozinho.






J.R.S

Nenhum comentário: