sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Sonho e a Realidade

 
"Então Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom é estarmos aqui (...) E ao descerem do monte (...) E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito imundo; e este onde quer que o apanha, lança-o por terra e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei aos teus discipulos que o expelissem, e eles não puderam" (Mc 9. 2-18).

"Outros mundos existem, mas é neste que a gente está" (Paul Eluard).


O texto Bíblico narra dois eventos que revelam duas situações bem corriqueiras: O Sonho e a realidade.

Jesus levou ao Monte os seguintes discípulos: Pedro, Tiago e João. Alí diante deles revelou de uma forma maravilhosa, a sua Glória. No entanto, aquele momento era apenas um momento de revelação, de transfiguração de intimidade que não duraria a vida toda. Mas Pedro, achou maravilhoso aquele instante e sugeriu a Cristo que eles construissem três tendas para ficarem ali pois aquele momento era muito bom. 

Para quê descer do Monte?
Os sonhos são tão bons!
As revelações são tão Fantásticas!
O Mover é Tremendo!

No entanto Jesus desceu do Monte por que lá embaixo existia uma outra realidade que não poderia esperar: havia um garoto que estava preso por espiritos imundos e os discipulos que ao pé do Monte permaneceram, não puderam libertá-lo.

Monte é sonho.
Pessoas presas precisando de libertação é uma realidade gritante!

Me espanta os dias atuais: as pessoas que vão aos templos evangélicos, não são ensinadas a convirem com a realidade e através do trabalho, com a Graça de Deus, modificá-la. Por incrivel que pareça, as pessoas nos templos são ensinadas a fugirem da realidade e se esconderem em seus sonhos.

As mensagens, as pregações, os estudos, as ministrações, a maioria dos retiros - quase tudo tem intuito de afastar as pessoas da realidade.

Jesus fez diferente com seus discipulos: tiro-os do Monte e mostrou-lhes a realidade.

Essa geração é uma geração de sonhadores: E ACREDITO QUE TEMOS QUE SONHAR, mas não pudemos agir com indiferença no que diz respeito a realidade.

O local onde os discipulos estavam era bom? Sim! Claro que era, mas Jesus ensinou-os a entender que ninguém vive só pra sí! Se olharmos ao redor, verificaremos que outras pessoas precisam de ajuda.

A cada dia que passa vejo menos evangelho naqueles que se dizem evangélicos, pelo menos na maioria deles.

Onde vamos parar?! Não sei, realmente não sei, mas não sou mais otimista.

Eu resolvi descer do Monte e encarar a realidade.

E você? Vai subir ao Monte e ficar lá?





J.R.S

Nenhum comentário: