Heráclito nasceu aproximadamente no ano
Heráclito escreveu um livro intitulado sobre a natureza e chegaram até nós numerosos fragmentos em forma
de aforismos e intencionalmente elaborados de um jeito obscuro. Aliás,
Heráclito criou uma linguagem ambígua e de multissignificados e fez isso com a
intenção de evitar a depreciação e desilusão daqueles que, lendo coisas
aparentemente fáceis, acreditam entender aquilo que, não entendem. Foi
justamente por isso que ele era conhecido como “Heráclito, o Obscuro”. Ele
conseguia manter-se no anonimato, mesmo quando falava claramente. Donaldo
Schuler falou o seguinte a respeito de compreender e traduzir Heráclito: “Traduzir Heráclito é entrar num jogo em que
as imagens se multiplicam, jogo de ondas, efêmeras, vivas”. (Schuler,Donaldo 1932 Heráclito e seu
(dis) curso/ Donaldo Schuler—Porto Alegre: L&M, 2000 (Coleção L&M
Pochet) p. 12).
Isso revela o quão misteriosa e complexa eram as palavras de Heráclito. Tanto
Heráclito quanto os outros filósofos pré-socráticos estavam interessados em
fundamentar a origem do mundo e a transformação da natureza.
Certa vez pediram para que Heráclito elaborasse suas leis, mas ele
desdenhou o pedido por que a cidade estava dominada por um mau regime político.
Retirado no templo de Ártemis, divertia-se em jogar com as crianças e quando os
efésios ficaram a sua volta admirando-se dele, então eles lhes perguntou: “De
que vos admirais perversos?”. Que é melhor: fazer isso ou administrar a república
convosco?”.
Heráclito tornou-se um Misantropo e passou a viver nas montanhas
alimentando-se de plantas e ervas. Ele foi acometido de hidropisia e passou a
andar na cidade perguntando aos médicos se podia fazer um aguaceiro uma seca;
como os médicos não o compreenderam foi enterrar-se num estábulo e esperou que
a água fosse evaporada pelo calor do estrume e como não lhe veio nem um
resultado, assim findou sua vida aos sessenta anos.
- A doutrina
do fluxo – A unidade (arché)
do mundo consiste em uma eterna mudança. Todas as coisas mudam sem cessar.
Heráclito afirmava que nunca nos banhamos no mesmo rio.
- A supremacia
do elemento fogo- Heráclito privilegia o fogo, adotando esse elemento
como símbolo de sua filosofia: pelo fogo tudo se transforma. O fogo é o
símbolo da eterna agitação de devir.
- A doutrina da ordem subjacente ao mundo – Por detrás da ordem aparente existe uma harmonia oculta. O Logos rege essa harmonia superior.
Alguns filósofos
comentaram as idéias e os ensinamentos de Heráclito e dentre eles está:
* Aristóteles.
Convém absolutamente que o que se escreve seja fácil de ler e
compreender, o que é a mesma coisa. Pontuar os escritos de Heráclito é um
trabalho, por ser incerto se tal pontuação se liga a uma palavra anterior ou
posterior como no começo do seu escrito: “Deste logos...tenham ouvido”. (Pré-socráticos
I p. 49)
* Platão.
Heráclito diz em alguma passagem que todas as coisas se movem e nada
permanece imóvel. E, ao comparar os seres com uma corrente de um rio, afirma
que não poderia entrar duas vezes num mesmo rio. Heráclito retira do universo a
tranqüilidade e a estabilidade, pois isso é próprio dos mortos; e atribuía
movimento a todos os seres, eterno aos eternos, perecíveis aos perecíveis. (Pré-socráticos
I p.49)
* Sócrates.
O que ainda nos sobrou de Heráclito é excelente; daquilo que foi perdido
para nós, podemos conjeturar que foi da mesma excelente qualidade. Ou se
quisermos ter o destino por tão justo que sempre conserva, para os pósteros, o
melhor, então devemos ao menos dizer que aquilo que nos foi transmitido de
Heráclito valeu sua conservação. (Pré-socráticos I p.74)
* Nietzsche.
No meio da noite mística em que estava envolto o problema do vir-a-ser,
de Anaximandro, veio Heráclito de Éfeso e iluminou-a com um relâmpago divino.
Heráclito era orgulhoso: e quando, em um filosofo, há orgulho, é um grande
orgulho. Sua atuação nunca o aponta a um “público”, à aprovação das massas e ao
coro do aclamador dos contemporâneos. Traçar solitariamente o caminho é próprio
da essência do filosofo. (Pré-socráticos I p. 74 e 81).
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