domingo, 26 de junho de 2011

Entre o Urgente e o Importante





"Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte" (Mc.6.30-32).

"Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas" (C.S Lewis).


Há quem diga que a vida é um "urgente".
Há quem trate a vida e as atividades ao redor como algo extremamente urgente e apartir disso cria-se o conceito de vida imediata. As coisas devem acontecer imediatamente. Há uma pressa desenfreado no povo e a humanidade vai caminhando sob o signo da pressa, da coisa urgente do "tem que ser hoje...".

Assim a vida e suas atividades ao redor formam um grande "urgente", mas não necessariamente importante. As vezes o que é urgente não é importante pois o importante nunca deve ser relegado a tarefa do urgente. O importante é como a comida que deve ser saboreada. Você já comeu apressado? Se já comeu apressado, me responda uma pergunta: "Você conseguiu saborear a comida apressadamente?". Bom pensar não é?

Quando leio textos da Escritura Sagrada e me deparo com a figura maravilhosa de Jesus de Nazaré, fico extasiado com a forma que ele lida com tudo. No texto acima por exemplo, os seus discipulos estão envolvidos em uma obra evangelisticamente sociológica de forma que eles estavam cansados, exaustos e famintos, mas não paravam de jeito algum, até que em determinado momento, Jesus aproximou-se deles e eles felizes relatavam tudo que estavam fazendo e ensinando. Jesus, com seus olhos meigos e o coração apaixonado pelos seus, olhou-os nos olhos e disse: "...repousem um pouco". Parei neste texto. Travei. MInha mente e coração ficaram fixos na busca utópica de tentar ouvir a voz de Cristo dizendo isso. Sou fã apaixonado de Jesus e procuro serví-lo não porque ele me levará ao meu lar eterno quando a minha casa terrestre se desfizer, procuro serví-lo pelo Ele me toca. Quando leio um texto como esse me faço a pergunta: "O que é importante? O que é urgente? Qual a relação do urgente com o importante? Aprendo com Jesus a distinguir essas duas coisas. Para Jesus, o importante não precisa ser urgente. Para Jesus, o importante tem seu lugar. Os discipulos estavam fazendo uma obra maravilhosa, mas ela estava tornando-se urgente e não importante. Para Jesus, a obra que seus disipulos estavam fazendo, era uma obra importante e não urgente. Qual a verdadeira importancia desse texto? Ora, Jesus chega para seus discipulos e diz: "...repousai um pouco". Isto significa que o mais importante da obra que eles estavam fazendo era eles mesmos. Se eles não tivessem bem, como fariam a obra? Se eles tivessem cansados e famintos, como fariam um bom trabalho evangelístico? Em Jesus não há in-versão de valores. Infelizmente nas instituições evangélicas há, mas deixa isso quieto porque se não vão começar a fazer barulho em meus ouvidos. Afinal de contas, o mundo dos meus irmãos é tão perfeito, não é?

Jesus trata o importante com importancia sem fazer inversão. Os discipulos naquele momento eram importantes e não a obra que eles estavam fazendo da forma que estavam fazendo. A obra de Deus, digamos assim é importante, não é urgente! Urgente, as vezes não é importante. Não adianta tratarmos as nossas atividades com importancia quando tratamos a nós mesmo como urgentes.

O que é importante em sua vida? Você trata isso com importancia ou com urgencia? Você trabalha porque seu trabalho é importante ou porque seu trabalho é urgente? Você faz o que faz porque não tem outra coisa para fazer ou você faz o que faz porque o que você faz é importante? Você vai à igreja porque é importante ou porque é urgente? Você serve a Cristo porque ele é importante para você ou porque você tem medo das pregações terroristas que vem dos púlpitos? Você ama seus filhos porque eles são importantes ou porque eles demandam urgencia? Você ama o seu marido ou a sua esposa ou a sua namorada porque eles são importantes ou porque são urgentemente convenientes?

Jesus estava ensinando aos seus discipulos a diferença entre o que é importante e o que é urgente. Será que aprendemos? Será que aprenderemos? Deus nos ajude nessa jornada.







J.R.S

Um comentário:

Banda Contemplar disse...

Você é um amigo importante e não urgente!

PAZ!