sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inversão de Valores



"Ai de vós, escribas e farizeus, hipócritas! porque dais o dizimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericordia e a fé; deviéis,porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas" (Mt 23.23 - Palavras de Jesus de Nazaré).


Acredito que a primeira reflexão aqui deve pairar sobre o conceito de "inversão de valores". O que será isso? O que penso quando penso em alguém ou algum sistema praticando inversão de valores? Bom, quando fao sobre inversão de valores estou me referindo a valores de caráter ético, assistencial ou religioso que possuem um determinado fim e são desviados da rota de origem. Quando isso acontece se diz que o valor foi invertido: mudou o sentido. E é verdade. Os valores vão perdendo o sentido quando o sentido que ele tinha antes é substituido por algo de menos importância. As pessoas possuem a triste mania de fazer isso: inverter valores: valorizam algo que dentro de um contexto não é tão importante quanto outra coisa. As vezes prioriza-se mais uma situação do que outra.

Jesus denunciou os escribas e Farizeus por conta disso.

Eles supervalorizavam o dizimo e desprezavam o mais importante: a justiça, a misericordia e a fé.

Porque é tão dificil praticar a justiça? Porque é tão dificil ser justo com o outro? Porque é tão dificil, dentro de um determinado contexto, entender que é necessario fazer justiça à um outro? Os escribas e Farizeus eram ótimos em falar de dizimo e na fidelidade que as pessoas deveriam ter ao dizima, mas na ora em que eles deveriam ser justos com os outros, o discurso mudava. Quando era para o bem deles o discurso era sempre veemente, mas quando tratava-se de dar assistencia ao outro e praticar-lhe justiça, o discurso mudava completamente. Os escribas e farizeus estavam invertendo valores. Eles poderia falar sobre o dizimo, sem esquecer que as vezes era preciso agir com justiça quando o outro precisasse. No entanto as coisas não aconteciam assim.

O que será mais importante? O templo ou a igreja? O que será que vem primeiro? O bem estar do escriba e farizeu ou a vida da ovelha que esta debaixo de sua responsabilidade? Como será que ele se sente vivendo bem enquanto outros que estão ao seu redor estão passando dificuldades? Como ele consegue dormir? As pessoas estão gritando por justiça e já escuto a voz de Cristo dizendo: "Ai!".

Eles não só não praticavam a justiça, mas também não eram misericordiosos. Quando tratava-se de misericordia para eles, o circo estava armado e as máscaras começavam a ser desenhadas, mas quando era um outro que necessitava de misericordia o fardo era sempre mais pesado. Porque que tem que ser assim?

Inversão de valores...

Por que as vezes a igreja prioriza tolices? Por que será que as vezes a igreja prioriza vaidades? Por que se investe tanto dinheiro em templos luxuosos enquanto dentro da própria igreja existem pessoas passando necessidades básicas? Por que será que se usa o nome de Jesus para falar em dinheiro para a obra de Deus quando a obra de Deus é o próprio bolso? É a manutenção do próprio luxo? Porque só fazem pedir? Porque vez por outra também não dão? Porque só querem ser ajudados? Porque as vezes não ajudam também?

Inversão de valores...

Eles também se esquecem da importancia da fé. A fé que tinham era apenas deles: não era fé compartilhada. Meu Deus! Como alguém pode falar de fé para arrancar dinheiro de um outro?

"Ai!". Disse Jesus.

Pessoas assim não ficam impunes. Deixar de ajudar o outro praticando-lhe justiça, misericórdia e fé, para quem não sabe, também é pecado ou seja, desvia-nos de Deus.

Como crer numa pregação quando ela visa mais extrair do povo do que dar ao povo? Como acreditar em um general que anda em seu cavalo enquanto os seus soldados andam a pé?

Inversão de valores...

Estou cansado de ouvir tanta tolice, tanta vaidade, tanta, tanta, tanta, tanta, tanta...







J.R.S

Nenhum comentário: