sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Ditadura do: "Tem que Dar Certo!".






"Respondeu-lhe o pai: veio o teu irmão astuciosamente, e tomou a tua benção. Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó?" (Gn 27.35,36).

"Quer pouco: terás tudo.
 Quer nada: serás livre". (Fernando Pessoa).


De todas as cargas que uma pessoa pode lançar sobre uma outra pessoa, o "Você Tem que Dar Certo" é uma das piores. Quando isso soa como insentivo, torcida e esperança que tudo vá bem na vida de alguém que se ama, é aceitável, mas quando é imposto vira uma ditadura terrivel.

Jacó desde de que nasceu, já veio ao mundo debaixo do signo do "Você tem que Dar Certo". Verifique o histórico da pessoa: dentre do ventre brigava com o irmão, depois, no momento do parto, seu irmão saiu primeiro e ele saiu em seguida segurando no calcanhar do irmão. Depois de nascido, talvez pela atitude dele em ter nascido segurando o calcanhar do irmão, sua mãe lhe deu o nome de Jacó (Aquele que usurpa). Ao crescer, ele tornou-se menino calmo, pacato, suave e mais aproximado da mãe do que do pai. Com isso, sua mãe nutria sonhos gigantescos para ele e isso deveria acontecer a qualquer custo. Ora, Jacó com um histórico desses, estava sendo impulsionado pela mãe para dar certo na vida. Em um momento oportuno, a mãe ouviu uma conversa do pai com o outro irmão: Esaú. Esse era o querido do papai. Isaque iria abençoar Esaú com a benção da primogenitura, mas Rebeca ouviu a conversa e logo tratou de modificar a situação. Chamou Jacó e disse que ele se preparasse para ser abençoado pelo pai no lugar de Esaú. Em principio Jacó até achou estranho e perigoso, mas sabe como é não é? Ele tinha que Dar certo. Pronto, tudo preparado. Jacó leva o alimento para o pai fingindo ser Esaú e rouba a benção do irmão. O plano deu certo, mas  JACÓ SOFREU O RESTO DA VIDA.

Jacó tinha que concretizar as expectativas de Ter que Dar Certo.

Dar certo, na vida, para Jacó, deixou de ser prazeroso para se tornar uma obrigação e por isso ele sofreu. Quando a vida nos obriga a roubar o que é do outro para sermos um sucesso, é porque não temos competencia para alcançar os objetivos.

Jacó queria Dar Certo na Vida não porque ele queria Dar certo na Vida, mas porque havia uma expectativa enorme sobre ele. Ele fez disso a sua missão principal.

O que em sua vida deixou de ser prazeroso para se tornar uma obrigação?
Porque ser um sucesso tornou-se prioridade em sua vida?
Você quer Dar Certo na Vida por você ou para alimentar a ilusão dos outros?

Conheço bastante gente que hoje sofre porque alimentou a expectativa dos outros e tornou a vida pesada e desnecessária também. E por isso o desejo do suicídio muitas vezes bate a porta.

Pessoas que vivem querendo Dar Certo na Vida a todo custo vão a cada dia alimentando-se de uma comida que mais cedo ou mais tarde vai-lhes fazer mal: a comida da ganância.

"...tomou a tua benção". Disse Isaque para Esaú. Isso é querer Dar Certo a todo custo.
"...não é com razão que se chama Jacó?". Jacó teria que conviver com isso pelo resto de sua vida e apenas amenizou um pouco no dia em que Deus o encontrou no Vau de Jaboque e mudou-lhe o Nome.

Deus entrou na história de Jacó para que a vida dele não se torna-se uma tragédia.

E você? Vai querer Dar Certo na Vida a todo custo?

Faz tempo que eu desisti de tentar Dar Certo na Vida. Sigo meus planos, projetos e sonhos sem nenhum desejo de alimentar as expectativas que os outros possuem com relação a mim. Não sou escravo de expectativas alheias. Simplesmente sigo em busca dos meus sonhos confiando em Deus que guia os meus passos pelas estradas pontiagudas da vida.

Não estou preocupado em ser um sucesso.
Não estou preocupado em ser próspero.
Não estou preocupado em ser o um melhor do que um outro.

Minha meta é seguir em frente, tentando a cada dia agradar o coração de Deus.
Se Ele quiser fazer-me próspero, estarei de sorriso e braços abertos para receber de sua Graça, os beneficios não só para mim, mas para todos que de mim precisam. No entanto, não limito o meu amor à Ele e isso não está condicionado ao que Ele me dar ou não.

Não faço campanhas de prósperidade.
Não faço votos de prósperidade.
Minhas orações não giram em torno de prósperidades: não julgo quem as faz.

Quero tão somente seguir minha vida em Cristo, caminhando em direção ao meu verdadeiro lar sem a pressão de ter que dar certo.

Se eu der certo na vida, será pelas mãos DEle.

Me contento em agradar-lhe o coração.







J.R.S





Nenhum comentário: