domingo, 16 de outubro de 2011

O DIA DO REENCONTRO



“Porque em parte conhecemos (...) Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado (...) Porque agora vemos como por espelho, obscuramente, então veremos face a face; agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido” (Trecho da carta do apóstolo Paulo aos Coríntios)
Quando te vi amei-te já muito antes: Tornei a achar-te quando te encontrei. Nasci pra ti antes de haver o mundo. Não há cousa feliz ou hora alegre Que eu tenha tido pela vida fora, Que o não fosse porque  te previa, Porque dormias nela tu futuro”.  (Fernando Pessoa)

Há uma mensagem meio esquecida no meio cristão-evangélico que faz muita falta a aquelas pessoas que ainda nutrem e suspiram pelo ré-encontro com Jesus: a mensagem do arrebatamento. Desejo falar sobre isso não de um ponto de vista teológico, mas de um ponto de vista devocional e livre, pelo menos neste momento, de qualquer intervenção homilética ou hermenêutica e tão pouco me utilizarei da exegese para descrever o que penso, sinto e espero desse momento. Peço licença aos Mestres, teólogos e professores para me expressar conforme sinto.
Depois de ler alguns trechos bíblicos e também alguns poemas, chego a uma conclusão minha, repito, minha conclusão e se é minha não é obrigação nenhuma tê-la como fundamento de fé para você. No entanto se quiser abraçar minha conclusão e meus pensamentos quanto a isso, podem ficar a vontade.
Haverá um dia em que todos os poderes do céu serão abalados novamente. Sim, haverá um dia em que isso acontecerá sem sombras de dúvidas. Será um dia em que as pessoas não esperarão: não sabemos datas, horas, mês especifico, nada, absolutamente nada sabemos a respeito desse dia. O apóstolo Paulo fala simplesmente que será “num abrir e fechar dolhos, ao ressoar da ultima trombeta”, todos seremos transformados e seguiremos ao encontro de Cristo nos ares. Isso mesmo, senhoras e senhores: Eu espero ser transformado e arrebatado até onde Cristo estará me esperando e não apenas a mim, mas a todos aqueles que esperam a sua maravilhosa vinda.
Como acontecerá? Quando isso acontecerá? A minha resposta é: não sei, mas sei que acontecerá.
No entanto, não sei se será um encontro. Tenho pensado bastante sobre isso nesses dias. Tenho para mim que será um ré-encontro. Veja bem: de alguma forma, ao cedermos aos encantos da Pessoa de Jesus de Nazaré, convencidos pelo Espirito Santo, temos um vislumbre dele mediante a experiência espiritual que passamos a desfrutar quando vivemos em comunhão. O apóstolo Paulo diz: “Em Parte...”. Conhecemos ao Senhor em parte, apenas em parte e de alguma forma só em parte. Não o conhecemos totalmente. Mas como conhecemos ao Senhor em parte? Será que não é o Espirito Santo que nos mostra o Senhor em parte através da experiência espiritual? Paulo diz: “vemos como por espelho, obscuramente...”. Vemos apenas traços dele. Será que não é uma ação do Espirito santo nos mostrando um vislumbre de Cristo? Continua falando Paulo a respeito disso, dizendo: “...então conhecerei...”. Então, naquele dia em que voarei ao encontro dele o conhecerei como ele é de fato: não em parte, sem sombras, sem espelhos embaçados e sem qualquer coisa que me atrapalhe de vê-lo como ele É: verei a Jesus, como ele É! Mas acho que não o conhecerei. Espere, espere! Não estou entrando em contradição. Acho que o reconhecerei. Tenho pra mim que já o vi por aqui. Em algum lugar, mas não me lembro aonde: não sei se foi em uma caminhada na praia, se foi indo ao mercadinho, não sei se foi em uma loja de artigos para criança...
Acredito que será essa a minha sensação. Em algum lugar já vi Jesus em parte: talvez tenha sido em meus sonhos mais lindo. Talvez tenha sido quando uma criança voluntariamente beijou a minha face. Talvez tenha sido quando um garoto olhou para mim e disse: “Deus muda hoje a tua história!”. Não sei ao certo. Mas sei que o vi apenas em parte.
Prepare-se para reencontrar-te com Cristo, pois tenho certeza que em algum dia você já o viu por aqui.
Isso ficou mais firme e mais forte em mim, logo após ler esse poema de Fernando Pessoa que intencionalmente coloquei abaixo das palavras do apóstolo Paulo. Fernando Pessoa diz: “Quando te vi amei-te já como antes...”. Sinceramente falando, acredito que essa será a sensação: já o vi antes, em algum lugar e de alguma forma que não sei explicar, e o amei. Tenho quase certeza que será assim.
E você? Como acredita que será seu reencontro com Cristo? Ou será que você acredita que será um encontro? Como pensa nisso? O que vem a tua mente quando tu imaginas esse momento? Ou não imaginas esse momento? Será que você vive aqui e não pensa por alguns segundos sobre isso? Será que não acredita nisso? Ou será que acredita, mas de alguma forma não pensa sobre isso? Será que as igrejas ditas cristãs evangélicas ainda falam sobre isso? Você não houve mais mensagens sobre isso?
Talvez estejamos mesmo em falta no que diz respeito a mensagens sobre o arrebatamento dos salvos em Cristo. Muito provavelmente a culpa também seja minha  esquivando-me, às vezes de tocar neste assunto. Não sei ao certo o que se passa em sua mente quanto a isso, mas saiba que haverá um dia em que eu, você, nós nos reencontraremos com Cristo nos ares e depois estaremos com ele para sempre. Você crer nisso? Se crer, divulgue! Relembre seus amigos e amigas. Também fale aos seus familiares e a todos quantos possam ouvir.
Já é momento de retomar essa mensagem! Chega das mensagens sem conteúdo ministradas pelos vendedores de ilusões.
Que tal se você experimentasse dizer a todos: “Gente! Em breve nos reencontraremos com Cristo e com ele viveremos para sempre”. Tenho certeza que será uma maravilhosa experiência.




J.R.S
...no dia em que sonhei com o arrebatamento

Nenhum comentário: