quarta-feira, 22 de abril de 2015

Há Quem Você pede Conselhos?



Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam”.  (1 Rs. 12.8).

A quem você pede conselhos? Com quem você compartilha decisões? Há quem você revela  sonhos, projetos? Quando se busca aconselhamento deposita-se no conselheiro toda uma expectativa e uma confiança. Afinal de contas, quem busca conselho, precisa de uma resposta para suas in-dagações. Buscar aconselhamento é uma atitude que pode vir de pessoas que não querem tomar decisões precipitadas, e, diga-se de passagem, é muito bom ser aconselhado. O problema não é buscar o aconselhamento, mas com quem você se aconselha.
O texto citado acima fala que o Rei Roboão, filho de Salomão, precisava de um conselho. A grande questão é que o povo que ele governava estava cansado dos trabalhos pesados, então todo o povo se dirigiu a ele e pedindo que se compadecesse um pouco deles e aliviasse a carga de sobre os seus ombros. Roboão foi pedir conselhos aos anciãos, os homens que haviam aconselhado o seu Pai. Mas diz o texto que Roboão desprezou esse conselho e foi buscar conselhos com os jovens que cresceram com ele. Roboão precisava de um conselho responsável e foi busca-lo em pessoas irresponsáveis. O Rei aceitou o conselho dos amigos de infância e tomou uma decisão infantil e a consequência foi a divisão do seu reino.
Trágico! Você não acha? Mas quantos não têm feito o mesmo? Jovens que rejeitam os conselhos de seus líderes espirituais e buscam a opinião de seus colegas de adolescência. O jovem Rei Roboão cometeu dois erros terríveis: Primeiro, desprezou o conselho de pessoas com experiências para aconselhar. Segundo aceitou o conselho de pessoas que tinham a sua mesma idade mental. Na verdade, Roboão saiu do seu palácio, reuniu os seus amigos, fez aquele churrasco com muita bebida e depois pediu conselhos. Não cometa o mesmo erro que Roboão cometeu, levando os seus projetos para o fracasso. Busque um direcionamento de Deus e peça ajuda aos seus líderes que são as pessoas responsáveis por sua vida. Cuidado com certos conselhos porque se você não souber filtrar determinadas opiniões, as consequências podem ser catastróficas.


Que Deus em Cristo te abençoe e te conduza.   

Nenhum comentário: