terça-feira, 14 de julho de 2020

Sobre "vida e Vida"




"A Vida ( ζωή ) estava NEle e a Vida ( ζωή ) era a Luz dos Homens"

(Jo 1.4)
"No Cristo, tudo parece ser recapitulado..."
                                                                                                                 Leloup

Não estou preparado para escrever esse artigo e confesso aqui a minha inabilidade para fazer tal coisa pois é de um tamanho que não posso medir.

Não posso escrever...
Não posso.

Mas algo me incomoda e já faz um bom tempo.
Já ensaiei outras vezes tal artigo, mas fico travado.
Não sei se pela perplexidade do que vejo nesses tempos tão pós-modernos ou se o tema é demais para mim.

Mas estou assustado.
Confesso (...) muito assustado.

O que ouço a respeito da vida e sobre a vida nos dias atuais é chocante!
...e alarmante.

Conceitos tipo: "É minha vida! E eu faço o que quiser". Ou, "A vida é minha! Quem manda nela sou eu". Ou ainda, "Vou viver a minha vida". Ou ainda se escuta, "Vá cuidar de sua vida e deixe a minha vida que cuido eu". Mas também tem, "Que se exploda! Minha vida, minhas regras".

Qual o conceito de vida que você possui?!
É um conceito humanista?!
É um conceito filosófico?!
É um conceito-teológico Liberal?!
Ou será que o conceito de vida que você possui é o Bíblico?!

Se o conceito for bíblico, é melhor você descartar as frases entre parenteses citadas acima.
Se seu conceito de "VIDA" parte das Escrituras, mais precisamente dos lábios de Jesus registrados nos evangelhos, acho melhor você assentar-se e repensar seu conceito de vida, pois caso tu estejas inserido ou inserida nas frases citadas acima entre parenteses, certamente precisarás corrigir a tua rota, pois caso não saibas, estás em rota de colisão com a Vida.

João, o evangelista João, apóstolo, diz-nos que a ζωή (Zoé) estava NEle (Jesus) e a ζωή (zoé) era a Luz dos Homens (Gênero humano).

Na Vida ζωή nós não mandamos.
Na Vida ζωή nós não impomos nossas regras, vontades, desejos etc.
Na Vida ζωή nós recebemos e nos rendemos.

Quando eu digo: "Vou viver a minha vida (Bios)". Muito provavelmente estou me referindo a minha vida existencial, a que aqui carrego.

Mas os evangelhos dirão que rebemos em Cristo, a Vida ζωή (Zoé) ou seja, recebemos de sua própria Vida.

...e a Vida do Cristo que recebemos está submissa a Vida do Pai.

Estão vendo o tamanho do meu assombramento?!

É muita gente querendo viver a própria vida...
Mas, e aonde ou onde entra a Vida (ζωή)?

A verdadeira Vida, é a Vida que ainda viveremos.
Esta vida bios, também é para ser vivida, mas será que será preciso dessassociar a vida (Bios) da Vida (ζωή)?

Gente...
Estou assustado...
Muito assustado...

Mesmo.

Não posso escrever mais.

Nenhum comentário: