quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Teologia & Espiritualidade

 


E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviastes

Jo 17.3

Teologia e Espiritualidade não são antagônicas, pelo contrário, se compenetram, coexistem - é impossível desassociá-las.

Jesus, em sua oração sacerdotal, pede ao Pai, em favor de seus discípulos, que eles possam conhecer (ginṓskōa Deus e a ele mesmo, Jesus. Esse conhecimento é, além de ser um conhecimento intelectual, cognitivo, é também e até mais, experimental

Os estudos teológicos nos levam à esse conhecimento intelectual (Teologia) e a experiência, a vida com Deus - a prática da vida com Deus no dia a dia, nos conduz a espiritualidade.

Aqui, Teologia e Espiritualidade se fundem. 

Gostaria de deixar aqui o conceito de Teologia, mas antes, gostaria de dizer o que a Teologia não é, usando as palavras sábias de Rubem Alves: "Teologia não é uma rede que se teça para apanhar Deus em suas malhas, porque Deus não é peixe, mas vento que não se pode segurar".

Gosto do Rubem Alves porque ele vai direto ao ponto.

Não estudamos Teologia para dissecar Deus.

Não estudamos Teologia para explicar Deus.

Não estudamos Teologia para entender Deus.

Estudamos Teologia porque estamos em uma intensa relação com Deus que perpassa as fronteiras da percepção e nos conduz a procurar os rastros que ele, quando passa, deixa pelo caminho.

É isso.

De tantos conceitos sobre Teologia, particularmente gosto da proposta do Karl Rahner: "A Teologia é a Ciência da Fé. É a explanação e a explicação consciente e metódica da revelação Divina, recebida e compreendida pela fé"

Recebida e compreendida pela .

O detalhe curioso e interessante aqui é: o Teólogo é aquele que se debruça sobre a revelação Divina.

Nós só podemos caminhar em direção a Deus se ele revelar-se a nós, caso contrário, conhecê-lo seria impossível.

Sobre Espiritualidade podemos dizer que é algo além da religião. A religião é uma herança recebida através da família que ensina e educa em um determinado caminho religioso. A religião tem mais cultura que espiritualidade, tem mais de expressão humana, visual e concreta que elementos transcendentes. Isso não significa que na espiritualidade não haja religião como símbolo celebrativo, mas significa que a espiritualidade da o "animus" a religião.

A Espiritualidade nos leva para um campo aberto. Quando a revelação chega e a compreendemos - as escamas caem dos nossos olhos. A Vida ganha outros contornos. Após a revelação, vem a peregrinação - saímos em busca de Deus e de seus passos. 

É justamente por causa disso que digo e afirmo: Teologia e Espiritualidade andam juntas!

O Teólogo é aquele que ora para compreender a revelação.

O Teólogo é aquele que se debruça sobre a revelação.

O Teólogo é aquele que se encanta após a compreensão da revelação.

O Teólogo é aquele que se rende ao único Deus verdadeiro.

O Teólogo é aquele que presa por uma Teologia Espiritual.

É preciso haver espiritualidade na Teologia.

É preciso haver Teologia na Espiritualidade.

Precisamos de uma Teologia Espiritual.

Carecemos de uma Espiritualidade teológica.

Eugene Peterson, sobre isso, dirá o seguinte: "Os termos "teologia" e "espiritual" formam um ótimo par. "Teologia" é a atenção que dedicamos a Deus, nossa tentativa de conhecê-lo conforme é revelado nas Sagradas Escrituras e em Jesus Cristo. O adjetivo "espiritual" se refere à insistência de que toda revelação de Deus sobre si mesmo e suas obras pode ser vivida por homens e mulheres comuns em seus lares e locais de trabalho. O "espiritual" impede que a "teologia" se deteriore num simples e distante exercício de pensar, falar e escrever sobre Deus. A "teologia" evita que o "espiritual" se torne apenas a atividade emocional de pensar, falar e escrever sobre sentimentos e ideias individuais de Deus. Uma palavra necessita da outra, pois sabemos como é fácil desassociar o estudo sobre Deus (teologia) da maneira como vivemos; também sabemos como é fácil desvincular nosso desejo de viver com plenitude e satisfação (vida espiritual) daquilo que Deus é, de fato, e das maneiras como ele opera entre nós".

Nada mais esclarecedor do que essas palavras ditas pelo saudoso Eugene Peterson.

Por uma Teologia Espiritual!

Por uma Espiritualidade Teológica!

Essa é a união idealmente perfeita.









Nenhum comentário: