segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A LEMBRANÇA QUE ESQUECEMOS


  "A menina me fez lembrar de uma coisa que eu não queria lembrar
(Conversa de corredor de mercantil)

Eu quero confessar algo: vez por outra eu pego frases soltas de conversas soltas.
Eu estava no mercantil (é como a gente chama surpermercado, aqui em fortaleza) e entre um corredor e outro, uma senhora passou por mim dizendo: "A menina me lembrou de uma coisa que eu não queria lembrar". Não sei por que razão essa frase ecoou em minha mente, mas sei que voltei para casa pensando nisso.
Existem coisas das quais nós não queremos lembrar? Se existem, quais são? Aliás, nós temos uma mania de coisificar certos sentimentos, não é? Bom, já que estamos falando sobre perguntas e coisificando sentimentos, pergunto-lhes: Será que queremos não lembrar de sentimentos que coisificamos? Ou será que mesmo não lembrando de coisas que não queremos lembrar acabamos lembrando mesmo quando esquecemos?
Que sentimos há no lembrar?
Que sentimentos há no esquecer?
Será que esquecemos o que lembramos?
Se esquecemos, não lembramos, certo?
Se lembramos é por que não esquecemos, certo?
Lembrança e esquecimento.
Não, não acho que o não-entendimento esteja aqui.
Acredito que o pior mesmo é quando fingimos que esquecemos só pra não lembrar. No entanto quem finge que esquece finge que não se lembra.
Na verdade a senhora no mercantil não esqueceu, apenas não queria ser lembrada daquilo que supostamente ela teria esquecido.
Fuga de não lembrar.

Na verdade as pessoas possuem problemas com certas lembranças.
Há lembranças que doem.
Dor pior é há que fingimos não sentir.
Como lidar com isso?
"...cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração" (Epitáfio, Titãs).
Há lembranças que é bom deixar pelo caminho, não é?
No entanto há caminhos que insistem em morar na lembrança.
Cada um sabe...

Que Deus nos ajude com lembranças que insistem em não ir embora
Que tal viajarmos na ideia de Jeremias?
"Quero trazer a memória aquilo que me traz esperança" (Lamentações de Jeremias 3.21).

Que seja assim, então.









J.R.S

O sussurro de uma conversa e um universo de pensamento se formou.


Um comentário:

Anônimo disse...

Adoroooooooooooo...é muito bom, contagiante fazer de um sussurro uma grande filosofia! Lembranças...as vezes boas, as vezes dolorosas, mas lembranças saudosas...vc é um poeta de Cristo.Parabéns!!!