terça-feira, 31 de maio de 2011

Sai de Perto que Ela é Doida!







Conversa de passageiros no ônibus: "Não senta ai que ela é doida!!!".


"A loucura, longe de ser uma anomalía, é uma condição normal humana". (Fernando Pessoa).



O ditado que diz: "...de médico e louco tudo mundo tem um pouco" deve ser verdadeiro mesmo e tive um vislumbre disso.

Ora, eu estava dentro do ônibus quando derrepente eu ouvi alguém gritar: "Não senta ai que ela é doida!!!!!". Em principio fiquei assustado (quem não ficaria?) e tratei de observar o que realmente estava acontecendo. O fato é que em um dos lados do banco no ônibus estava sentadouma mulher que tinha cerca de uns 26 a 27 anos e que possivelmente estava agitada e descontrolada. Toda pessoa que sentava ao lado dela ou discordasse do que ela dizia, sofria de imediato uma agressão verbal e depois um puxão de cabelo. O diagnóstico dos outros passageiros foi in-clemente e tachativo: "Ela é doooooooida!". Aquilo ficou ecoando em minha mente até chegar em casa. Depois sentei e fiquei pensando no diagnóstico dos pseudospsicólogos que estavam no ônibus. E perguntei aos meus botões: "O grito daquela mulher a identificava como louca? O fato dela agredir verbal e fisicamente alguém que não concordasse com ela a identificava como doida?". Isso realmente mexeu com meus pensamentos. Olhando para mim eu disse: "Jorgiano, não grite e não discorde de ninguém senão vão dizer que voê é doido". É ou não é? Você que lê este texto tenha muito cuidado com a pessoa que esta sentada ao teu lado e por favor, se for falar alguma coisa procure falar em concordância, caso contrário você poderá ser vitima de agressão.

Bom, se o elemento de estudo da psicologia para se identificar um doido é o grito e a agressão, meus queridos amigos, muita gente neste país é doida!!!! É isso mesmo. Por exemplo: Pastor que vai para programa de televisão e começa a agredir outro com palavras ofensivas...é doido. O camarada que vai ao twiter e escreve coisas ofensivas à outro ou outros, também é doido. Gente de fé que discorda da fé do outro é doido. Se o critério for esse...

Hoje em dia se você discordar de alguém correrá um sério risco de ser agredido. Sabia? Na linha religiosa se você não concordar, você esta fora do esquema. Na empresa aonde você trabalha se você discordar, você corre o risco de ser demitido porque você esta lá de-mitido. Bem, olha como a coisa é séria?

E a liberdade de expressão? Fica aonde? O que é liberdade de expressão? Digamos que é o direito de falar, de pensar, de crer, de visualizar diferente. Quem não respeita a diferença do outro não respeita a si, pois o "Si" também é diferente.

Infelizmente em nosso pais e no mundo tem gente que não gosta de ser questionada e então responde com gritos. Quem responde com grito não tem resposta.

Soube por esses dias que um "amigo" privou-se de escrever porque uma certa pessoa não concordava com os textos dele e resolveu procurar outros rumos. Houve grito, discordância...

O Nome disso sabe o que é? Sabe? Louuuuuuuucura! Ninguém pode escrever diferente. Bando de hipócritas!!!!

É bando mesmo porque só tem bandas, não são pessoas inteiras. Quem é inteiro não anda em banda. Bandos! Bandas! Bobos!

Eu escrevo porque penso, não é porque peço emprestado não. Tem gente que não pensa e não escreve e ainda reclama de quem pensa e escreve.

É...talvez quem pensa e escreve diferente discordando de um outro pensamento, talvez seja doido.

Fazer o quê?

...nem os loucos errarão o caminho. Disse o Senhor Deus de Israel.

Então à todos os outros loucos, como eu que gostam de escrever e pensar diferente, vai o meu recado: "É esse o virus que eu quero que você contráia. Na procura pela cura da loucura quem tiver cabeça dura vai morrer na praia" (Djavan).







J.R.S

Um comentário:

Cida disse...

Adorei o texto e concordo.realmente estamos vivendo num tempo onde e proibido ser diferente, onde as veses temos que seguir o lider e se discordo sou do contra e sou colocada pra escanteio, mas ser diferente faz o mundo ficar mais rico. se todos fossemos iguais o mundo seria muito chato, mas as pessoas não percebem isso.um abraço a vc e não nos prive de sua loucura de escrver.