quarta-feira, 23 de março de 2016

...Daqueles dias: Terceiro e Quarto dias.






"Em um daqueles dias..." (Lc 20.1).


..e em um certo dia, um Escriba, um homem doutor da Lei, veio lhe falar (...) queria simplesmente lhe perguntar, coisa sobre o primeiro grande mandamento (...) diálogo sobre amar.

"Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" Perguntou o Escriba (...) "Ouve, Israel! O Senhor vosso Deus é o único Senhor. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as tuas forças (...) o segundo é amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Respondeu Jesus e interpretou na prática, o que ele conhecia apenas em teoria.

...em um daqueles dias, em meio a debates, lutas e gritarias, Cristo pára, ouve e ainda ensina, que em meio a dor, diante daquele calor (...) seja lá ou aqui, ainda é possível falar sobre algo tão importante assim.

Amar a Deus com a mente (Razão) com a Alma (Emoção) e com Forças (Disposição). 

Amar a Deus com a Mente é saber a quem estou dirigindo a minha oração pois a minha oração é a resposta do falar de Deus comigo: Deus fala comigo e minha reação é buscá-lo. Só possível falar com Deus, quando Ele mesmo nos chama para falar com Ele.

Num daqueles dias (...) Cristo, na semana de seu sacrifício reitera que todos devem amar a Deus com a MENTE! Quem ama a Deus com a mente, não confundi Deus com ídolos: Os ídolos não são deuses e podem ser manipulados, Deus não é um ídolo e jamais poderá ser controlado.

Amar a Deus com a alma é apaixona-se por Ele! É deixar-se e ir em direção à Ele! É abandonar-se e juntar-se a Ele. É deixar de ficar na superfície e aprofundar-se em águas espiritualmente profundas!

Amar a Deus com as Forças é ter a disposição para fazer tudo isso sem se sentir obrigado. Quem vai ao culto obrigado ou vai porque não tem outro jeito, perdeu tempo! A Adoração quando não é fruto da própria entrega é um tempo perdido e toda vez que se possui esse tipo de atitude, a vida espiritual vai ficando ilusória e como Absalão, tal pessoa morrerá entre o Céu e a Terra. 

Disposição! Com todas as tuas Forças, disse o Mestre da Galileia. 

Em um daqueles dias, ele falou sobre o amor e sobre o amar: Amar a Deus e ao próximo: Amar a Deus no próximo (...) amar a Deus na Imagem dele estampada em cada ser que ele criou.

Para falar de Deus é preciso amá-lo: não se fala bem de quem não se ama. O Amor precede ao Elogio sincero.

No entanto, mesmo diante de belos discursos, há aqueles que ficam mudos (...)

E na calada da noite, os lideres religiosos, insensíveis e meticulosos, tramam pegá-lo em alguma má ação, êita! Povo sem coração! Não atendem ao discurso do amor, gente que só sabe infringir dor, quer entregá-lo a própria sorte e planejam a sua Morte!

"Porque matar o amor?
Porque em vez da guerra, não oferecemos Flor?
Porque todo esse ódio? Porque tanta vantagem? Porque tanta bobagem?
Porque tanto egoísmo? Porque não paramos com isso?
Porque tanta sutileza? Porque tanto mal planejado nessas cabeças?
Porque não dar as mãos? Porque não tocar o coração com uma canção pra descansar e depois arrumar, um jeito sereno de se viver, em vez de criar projetos de morte e de morrer?
Porque é tão difícil assim? Porque não fazer o que Ele falou? Porque em vez do ódio, não há amor?"

...e era em um daqueles dias e ainda hoje é um daqueles dias, até que cada um com seu cada qual, faça de um de seus próprios dias, um daqueles dias de amar.


Nenhum comentário: