quarta-feira, 2 de março de 2016

Que Horas São?


“Pois que já é hora de despertardes do sono (...) A Noite vai passando e chegando o seu dia final; o dia logo alvorecerá. Abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da Luz. Vivamos de modo decente, como em plena luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e invejas. Ao Contrário, revestir-vos do Senhor Jesus Cristo, e não fiqueis idealizando como satisfazer os desejos da carne”.

(Rm 13.12-14)

O Objetivo não é descrever a situação total pela qual passava a Igreja em Roma, no entanto sabemos que Paulo ao destinar essa epístola à essa Comunidade, orientou-os sobre vários assuntos, já que a Igreja se encontrava em Roma, um terreno hostil e por isso de convivência difícil.
Mas dentre os capítulos registrados nessa epístola, esse texto descrito aqui me chama atenção por seu contexto histórico e por sua contextualização exortativa e seu aconselhamento que encaixam bem para os dias atuais.

Despertar do Sono...”. Paulo alerta a comunidade que parece estar como quem dorme, sem apercebesse do que está ocorrendo ou irá ocorrer. A Igreja não poderia adaptar-se ao estilo de vida e ao pensamento pagão de sua época. Aceitar isso é ficar em um estado de sono, zonzo, alienados da realidade.

Olhem os dias atuais e vejam o que está ocorrendo em nosso redor: o mundo cambaleia! Os valores mais altos da sociedade estão sendo massacrados diante dos nossos olhos pelos programas televisivos. “A Noite vai passando...”. De fato, de verdade, realmente passamos um período de noite, noite escura, mesmo com tanta luz: parece que não vemos, que não veem ou não querem ver! Estamos vivendo um período escuro, nebulosamente escuro (...) tudo, literalmente tudo está perdendo o seu devido valor.

O Mal é fabricado no escuro, mas a olho nu! A perversidade revestida de inocência aparece estampado no rosto de pessoas que já se deixaram instrumentalizar por movimento cujo a finalidade é a destruição dos valores construído ao longo de séculos, por novos valores onde a Religião, a justiça e o direito de pensar estejam fora de cogitação! Nossas televisões e programas possuem uma proposta nitidamente de imbecilizar a população oferecendo a ela o entretenimento geral.

Realmente, “a noite vai passando...” e isso indica que ainda não passou, mas que está passando. Ainda é noite para nós e talvez seja por isso que de uma forma inexplicável, dormimos. Paulo aconselhou aquela comunidade a abandonar as trevas (tudo o que é mal e é fabricado no escuro com aparência de bem, mas é mal) a usar a armadura da Luz (tudo o que é justo, reto e visa a justiça e os bons costumes)
Não compactue com o que é mal. Não compactue com um mundo que lhe oferece entretenimento para que você se afaste do essencial e mais importante na vida: a Luz!

Nenhum comentário: