sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O MEU TEMOR COM RELAÇÃO A IGREJA

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma forma corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co. 11.3).

O apóstolo Paulo tinha algumas preocupações com a igreja na cidade de Corinto e dentre elas havia uma que provavelmente tirava o seu sono: a deturpação da Escritura Sagrada e a omissão do povo em aceitar tal deturpação. No texto citado acima (fazendo uma analogia) Paulo escrevendo a igreja diz que seu temor era que como a serpente havia enganado Eva, certas pessoas com seus discursos eloqüentes enganassem a igreja desviando-a de seu propósito principal: Cristo. Desejo confessar algo à vocês e que muito me entristece e in-comoda: também tenho o mesmo temor nos dias atuais. Tenho um profundo temor e chego a me angustiar perdendo o próprio sono por certas coisas que escuto nos programas televangelisticos. Chego a quase chorar quando escuto uma pessoa pegar um texto da Bíblia e adulterá-lo apenas para vê suas idéias ganharem forças junto a platéia que lhe escuta. Na verdade eu fico imaginando como alguém tem a coragem de ir a um programa ou ainda em assumir o púlpito da igreja para falar sobre seus próprios propósitos e interesses pessoais usando textos da Bíblia que não oferecem a menor base para os argumentos utilizados. Confesso a vocês meus caros amigos que isso realmente me deixa in-conformado. Mas o que ainda me angustia mais é o fato da igreja ouvir, aplaudir e ainda glorificar a Deus por tudo isso!É isso mesmo!!! A igreja muitas vezes ouve, aplaude e ainda glorifica a Deus!!!! Portanto desejo revelar-lhes alguns temores que tenho:

1) Temo que a igreja enxergue tanto esses “vendedores de ilusões” e acabem cegando ao ponto de não enxergar a cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2) Temo que a igreja enxergue a eloqüência dos “vendedores de ilusões” e acabe cegando quanto aos verdadeiros motivos que fazem tais pessoas serem tão eloqüentes: o orgulho, a inveja, a vaidade e o desejo ávido de expandi seus territórios de interesses pessoais.
3) Temo que a igreja corra tanto atrás de bens materiais e acabe esquecendo do tesouro nos céus onde traça e ferrugem não corroem.
4) Temo que a igreja inverta tanto os seus valores que acabe desprezando a dor de Cristo na Cruz.
5) Temo que a igreja fique mais atenta e ouça mais os gritos dos “vendedores de ilusões” do que a voz suave e mansa do Bispo e Pastor de nossas almas.
6) Temo que a igreja tenha mais fé na confissão positiva do que no Poder da Escritura Sagrada.
7) Temo que a igreja caia na dissimulação dos “vendedores de ilusões” e acabe se rebelando contra Lideres sinceros e contra pastores cujo coração anda pelos caminhos da Bíblia Sagrada e firmam compromisso todos os dias com Deus.
8) Temo que a igreja se comova com o choro dos “vendedores de ilusões” e se esqueça das lágrimas do Jesus de Nazaré a sombra do jardim do Getsemâni.
9) Temo que a igreja mate os profetas de Deus que labutam todos os dias no altar do Senhor e carregue nos braços os pró-fetas que falam apenas aquilo que cabe em seu paladar.
10) Temo que a igreja comece a gritar: crucifiquem!!! Crucifiquem!!! Crucifiquem os pastores e libertem os vencedores de ilusões!!!
11) Temo que a igreja ao ouvir os “vendedores de ilusões” comece a gritar: Isto não é voz de homem, mas de deus!!!
12) Temo que a igreja se relacione com Deus apenas para instrumentalizá-lo em favor de seus benefícios.
13) Temo que a igreja transforme a fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos, em cartão de crédito.
14) Temo que a igreja confunda Sagrado e Profano, Mananciais de águas vivas com Cisternas Rotas, o caminho (Jesus) com o atalho (Blábláblá).
15) Temo que a igreja perca a capacidade de vibrar com o poder da pregação do evangelho e passe a se alegrar com entretenimentos de similaridades mundanas.
16) Temo que a igreja sucumba a teologia da prosperidade e saia desesperada atrás de ganhar o mundo todo e perca a sua própria alma afastando-se assim do evangelho da prosperidade.
17) Temo que a igreja se in-pressione com performances nos púlpitos e se esqueçam de conferir se o discurso é compatível com a verdade da Escritura Sagrada.
18) Temo que a igreja tente reduzir a Deus a um mero serviçal que existe para nos fazer felizes desprezando assim o Senhorio daquEle que é Tudo em todos.
19) Temo que a igreja de Deus se contente com jargões contínuos de frases sem sentidos que prometem vitórias e nem um tipo de relacionamento com Deus.
20) Temo que a igreja opte pela frase: “O Fim justifica os meios” e não pelo o que Deus disse: “Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança”.
21) Temo que a igreja concorde com os gritos dos “vendedores de ilusões”: “Vocês têem que exigir de Deus seus direitos!!!!!!!!”. E acabe esquecendo que em Deus o único direito que temos é o de ter direito nenhum. Tudo que recebemos de Deus é pelo seu amor e por sua Graça Maravilhosa!!!
22) Temo que a igreja confunda espiritualidade com espiritualismo, trabalho com formulas mágicas, manipulação psicológica com palavra pregada no poder do Espírito Santo.
23) Temo que a igreja esqueça que é membro do corpo de Cristo e passe a freqüentar os cultos como quem vai ao supermercado.
24) Temo que a igreja pense tanto na terra dos homens que se esqueça do céu de Cristo.
25) Temo que a igreja torne-se um sal que não salga mais, uma luz que não brilha mais, um ambiente que não acolhe mais e não se comporte mais como a noiva de Jesus.
26) Temo que a igreja se conforme com este século e se in-conforme com a verdade da Escritura Sagrada.
27) Temo que a igreja absolutize a espiritualidade dos montes e relativize a espiritualidade da alma, do coração, da casa, do Templo e da caminhada dia a dia.
28) Temo que a igreja torne-se a sociedade do espetáculo e esqueça da simplicidade que há em Cristo.
29) Temo que a igreja transforme pedras em pães e coma, que caia na tentação de pular do pináculo do templo e se esborrache lá em baixo, que se prostre a Satanás (tudo te darei se prostrado me adorares) e desvie a adoração que apenas Deus é Digno de receber e com isso pereça no deserto.
30) Temo... Meu Deus como eu temo!!!!!!!!! Tenho temor do temor que sinto!!!!!!!!


Jeorgino da Silva

3 comentários:

vania disse...

A paz do Senhor querido. Li seu artigo e entendo perfeitamente o seu temor, aliás é o temor de muitos cristãos amado mas eu creio e tenho certeza que Deus não vai permitir que nada disso aconteça pois envergonhados e confundidos serão aqueles que pregam um falso evangelho. Deus não vai permitir que os seus escolhidos sejam tragados pela mentira e pelo engano e vai sempre dar o discernimento, a força, a graça e a sabedoria aos seus servos. Abraço

Jeorgino da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.