quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ensaio Sobre Felicidade II




Não é possível ser feliz sempre – já dizia Alberto Caeiro.

“...é preciso vez por outra ser infeliz para ser natural”. Dizia ele.

Existem casos em que a felicidade é completamente inútil.
Ora, a felicidade útil não vale por si mesma – ela sempre vai precisar de um estimulo externo. A Felicidade inútil vale por ela mesma.

As pessoas que vivem constantemente felizes são aquelas que muitas vezes se obrigam a viverem assim. Não respeitam suas tristezas, não respeitam as suas dores e se impõem uma carga que em uma hora ou outra virará uma bomba relógio.

O que é felicidade?

Os gregos por exemplo, diziam que Felicidade é um estante de vida que vale por si mesmo. A partir deste tipo de conceito é possível saber o que não é Felicidade. O Filosofo Espinoza dizia: “A alegria é uma passagem de estado mais potente do próprio ser”. Neste caso, para sermos alegres algo tem de elevar o nosso ser à uma alegria incomunicável em sua forma verbal.

O texto acima, no Evangelho de Lucas, afirma que Jesus sentia uma alegria incontida – o que é isso senão uma Felicidade exuberante? Para Jesus a Felicidade estava no fato de que, o Pai se revelou de forma simples aos simples e simplesmente deu a ele a alegria de revelar isso a quem ele quisesse. A Felicidade para Jesus, está na Revelação do Pai. Não se pode ser feliz sempre, diz Alberto Caeiro. Para ser Feliz é necessário uma passagem de estado mais potente do próprio ser, dizia Espinoza. Para ser Feliz Feliz é preciso receber uma Revelação do Pai, dizia Jesus.

A Revelação de Deus (Palavra) está diante de cada um de nós, todos os dias e no livro das Lamentações está escrito que suas misericórdias se renovam a cada manhã. Isso é fantasticamente aceitável, mas no mundo de hoje, extremamente inaceitável. As pessoas desejam produzir a sua própria Felicidade.

O que é Felicidade para você?

Onde encontrá-la?

A sua Felicidade sempre vem de fora? É necessário ter um estimulo externo? Para você ser feliz é necessário curtirem 1.000.00 mil vezes a foto que você posta na Rede Social? Você se sente melhor com isso? É mostrar o quanto você pode ser desejável? É mostrar o quanto você tem para dar? A sua Felicidade depende da aprovação do outro? Para você ser Feliz o público tem que gostar? A sua Felicidade é estar na Moda? É vestir a mesma roupa que aquela atriz ou aquele ator veste? É ter o último modelo de Iphone? A sua Felicidade é mostrar que o seu corpo está em Forma e que agora você pode ser aceito ou aceita na turma dos sarados ou das saradas? A sua Felicidade é mostrar que você possui um Bumbum grande, maior do que o das suas amigas? 

A sua Felicidade está em ir para uma academia ficar musculoso mais do que os seus amigos e com isso conquistar as adolescentes de plantão?

Onde está a sua Felicidade? Ela é concreta ou é Liquida? Ela resiste ou se desfaz? Ela depende de estímulos externos ou apenas de você mesmo? Você ama o que faz ou faz por fazer? Você é Feliz no que faz ou é obrigado a fazer?

O que é Felicidade?

Onde encontrá-la?

Você é Feliz com o que tem?

...é Feliz com o que não tem?

É Feliz porque os outros querem que você seja Feliz?
É Feliz a partir de (...)?
É Feliz independe de (...)?
É Feliz apesar de (...)?

Porventura já tinhas pensado nisto?

Sua Felicidade é um estado permanente?
...é passageira?

O que é a sua Felicidade?

Está com você? Está em você?

Felicidade...

Quero incomodar você com isso!

Olhe a vida ao seu redor e pergunte: O que é Felicidade?!

Nenhum comentário: