quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ensaio Sobre Felicidade



Jesus sentiu nessa hora uma incontida alegria no Espírito Santo e exclamou: “Graças te dou, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas dos que se acham sábios e as revelaste a gente simples e novos na fé! Sim, Pai, foi dessa maneira que quiseste agir. “Meu Pai tudo me concedeu! Só o Pai sabe quem é o Filho, e só o Filho sabe quem é o Pai. O Filho pode apresentar o Pai a quem quiser”. Dirigindo-se aos discípulos em particular, disse: “Abençoados são os olhos que veem o que vocês estão vendo! Muitos profetas e reis teriam dado a vida para ver o que estão vendo e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não tiveram essa oportunidade”.


(Lc 10.21-24 – Linguagem Contemporânea)


Que tal falarmos um pouco sobre Felicidade? O que vocês acham dessa ideia? É boa? Então vamos lá. Permita-me citando um texto de Alberto Caeiro (Heterônomo de Fernando Pessoa).

Se eu pudesse trincar a terra toda E sentir-lhe um paladar,
Seria mais feliz um momento (...) Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz Para se poder ser natural...

Nem tudo é dias de sol, E a chuva, quando falta muito, pede-se.
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade Naturalmente, como quem não estranha Que haja montanhas e planícies E que haja rochedos e erva (...)

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade, Sentir como quem olha, Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...”.

Fala-se tanto em Felicidade nos dias atuais e são vários os conceitos, as opiniões, as sugestões – na verdade, variam os gostos e os desgostos no que diz respeito a felicidade.

O que é Felicidade? O que é ser Feliz? Há Felicidade? Se há, qual a cartilha de se aprender sobre Felicidade? Quais os passos? Você é Feliz? Eu sou Feliz? Cada um sabe sobre o que é ser Feliz? A Felicidade tem rosto? Se tem, qual o rosto da Felicidade? 

Perguntas que vez por outra se tornam questões.

Para alguns a vida tornou-se uma obrigação ditatorial: é preciso viver feliz nem que seja para mostrar ao outro que se é feliz mesmo que não haja felicidade em seu próprio ser.

Ser Feliz tornou-se obrigação para muitos.

As pessoas ao seu redor exigem que você seja feliz! Então, você depressivamente se ajeita de uma forma para se apresentar em público feliz da vida e as redes sociais servem também para este fim.

A pessoa posta uma foto que transpareça estar feliz e então todos veem aquela foto, curtem e acreditam que ela está feliz, quando muitas vezes aquela foto foi tirada na solidão de um quarto ou de uma sala onde não há ninguém ou nada. No entanto as pessoas não podem apresentar-se como são e como estão porque correm o risco de serem enxovalhadas pela sociedade.

Assim, é dureza ser feliz.


Sorrir por fora mesmo quando não se estar sorrindo por dentro (...) que triste. Às vezes vejo as pessoas se esforçando para mostrarem uma vida que não tem e não são. Daí eu percebo o quanto elas são infelizes ou são felizes infelizmente. Essas pessoas acreditam que devem ser felizes sempre! E isso torna-se um fardo pesadíssimo. O que fazer para ser feliz de verdade? 

O que é Felicidade na verdade?

Nenhum comentário: