quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Golpe? Crime?




Acompanhei o desfecho final de mais um capítulo da História Política do nosso País que desembocou no afastamento definitivo da Presidenta da República. Ouvi atentamente seu discurso, depois prestei atenção nos interrogatórios, fiquei atento a cada resposta (repetitiva por sinal, visto que as perguntas eram as mesmas) e cheguei à uma Conclusão parcial sobre o que aconteceu. Não sou especialista em Ciência Política, mas vou aqui, emitir a minha simples opinião.

Os acusadores usam o crime de responsabilidade Fiscal cometido pela Presidenta no exercício de seu mandato. Segundo alguns, a Presidenta cometeu fraude, tomou decisões erradas e não dialogou com o Congresso Nacional. Também foi posto que a Presidenta era de difícil acesso – mão de Ferro – não era muito de barganhar.

A defesa acusa os acusadores da Presidenta de estarem organizando aquilo que chamavam de Golpe Político, visto que, já havia sido provado que ela não havia cometido crime.

Crime ou Golpe? Eis a questão. Particularmente acredito que a Presidenta cometeu equívocos graves que levaram a Nação Brasileira a um caos econômico resultando em uma crise de desemprego sem precedentes. No entanto, também acredito que seus apoiadores, que transformaram o erro da Presidenta em Combustível para produzir o impedimento de seu Governo. Ora, com a base de apoio desfeita, não haveria como Governa o País, já que o Vice-Presidente viu isso como uma oportunidade de chegar ao poder. Isso é fato! Inquestionável! Todos viram isso de uma forma escancarada nos telejornais.

Por isso, o erro da Presidenta em alguma proporção, configura crime, mas a atitude dos aliados que se voltaram contra a Presidenta, configura Golpe Político. Alguém em sã consciência duvidará disto? Está tão clarificado que um leigo como eu percebi.

Portanto, para uns houve crime e para outros houve Golpe. Em suas devidas proporções houveram os dois atos. No entanto, acredito que houveram ações covardes na forma como fizeram. Ora, fizeram tudo em nome do povo, mas o povo não foi consultado.


Temos hoje um Presidente que não é Legítimo porque não foi escolhido Democraticamente (“) pelo Povo Brasileiro. Agora resta-nos dizer: “Valha-me, Meu Deus!”.

Nenhum comentário: