quarta-feira, 17 de abril de 2019

É o 4º Dia. Jesus, Simão e a Mulher




"E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher?" (Lc 7.44)

É o 4º dia.

Jesus está a descansar em Betânia. O dia anterior foi tenso, houve uma forte mensagem contra o estilo de vida dos Líderes religiosos e estes, se reuniram, procurando saber como irão detê-lo.

No escuro, na surdina, Judas resolve encontrar os Lideres religiosos e tenta negociar a entrega de Jesus.

E o Mestre? Onde está?

O Mestre está recebendo um convite para uma ceia, na casa de um fariseu chamado Simão, e aceita tal convite.

Na casa de Simão, Jesus se põe a mesa e começa a dialogar com os que ali estavam. De repente, o fluxo daquele diálogo é abruptamente interrompido. É que uma mulher, que o texto trata como, pecadora, aproveita a porta entre-aberta, e de súbito, entra aonde estão, Jesus, Simão e outros convidados. Ela vem trazendo em suas mãos um vaso de  άλάβαστρον (alabastron) uma caixa, contendo um perfume, e pôr trás de Jesus, derrama o perfume sobre ele e depois, ela se prostra, chorando lava os seus pés com as próprias lágrimas e com os cabelos os enxuga.

Que Cena!
Há um silêncio verbal na sala.
No interior de Simão, há palavras.

Para Cristo, as palavras são audíveis: sejam elas verbais ou silenciosas.

Há um cheiro de amor e arrependimento, mas há odor de acusações.

Simão, em seu interior, diz: "Se este Homem é profeta, deveria saber que tipo de mulher o toca neste momento".

Jesus houve tais palavras.
Não a como não lembrar do "Se". Lembram do deserto?

"Se tu és..." Sugeria, cinicamente o tentador.

"Simão!" Chama-o, o Mestre.

"Vês esta mulher?". 

Vês esta mulher, marcada por seus erros? Lembrada pela sua condição? Vês esta mulher, desprezada pela sociedade? 

"Vês...?". É uma pergunta que extrapola a qualquer compreensão.

Que olhar, nós lançamos sobre o outro? Como os nossos olhos os veem? A Nossa fita de medir, começa por onde? 

Jesus, olha para a mulher e diz: "Vai em Paz...".

Recomeça a tua vida! Vai por um outro caminho. Não rasgue as páginas da tua história, elas serão importantes amanhã, mas vira a página seguinte, escreve algo novo, longe dos olhos daqueles que lhe julgam. No entanto, saiba: nunca faltarão acusadores.

Escute: Meu olhar deve começar a olhar para mim! E então, após olhar para mim, esse mesmo olhar será purificado a fim de olhar o outro. Neste aspecto, o outro pode ser eu (há alguém em mim, gritando que "eu sou eu", mas tenho lá as minhas dúvidas) e encarando a mim, minhas faltas, falhas e erros, posso encarar o outro. Todos os dias somos rotulados e rotulamos. A vida acontece a partir dos primeiros passos que dou. Enquanto pequeno, outros são responsáveis pelos meus passos, mas depois que aprendo a andar, essa responsabilidade é minha.

As vezes você vai pisar em falso.
As vezes você cometerá erros.
As vezes você sorrirá.
As vezes você chorará.

Não embarque em um projeto que exclui a realidade.
Toda alienação é idiota.

Vai em paz!

Ainda é possível, sorrir de novo.

Jesus volta para casa de seus amigos, Lázaro e suas irmãs.

O Dia amanhã será longo, Judas está de volta e seu aspecto, gera desconfiança.

É o dia.




Nenhum comentário: