quinta-feira, 18 de abril de 2019

Era o 5º Dia. Enfia a tua espada na bainha.




"Mas Jesus disse a Pedro: “Enfia a tua espada na bainha! Não hei de beber eu o cálice que o Pai me deu?”." 

É o 5º dia.
Aproxima-se a Páscoa.Jesus chama Pedro e João e diz: "Ide-vos preparar a Páscoa para que a comamos".Eles foram.
Ao declinar do dia, estavam eles reunidos ao redor da mesa.Jesus, profere seus últimos ensinos aos seus discípulos.Lava-os os pés e faz a declaração mais sentida naquele momento: "um de vocês vai me trair"....e os discípulos começam a se entre-olharem e se perguntarem: "Sou eu? Mestre, sou eu?".
Que momento difícil.
Ali no canto, próximo a Jesus, está Judas.Judas está ali no meio, mas tem outros planos.Ele não comunga das mesmas ideias.Provavelmente, Judas acredita que Jesus seja um potencial, um verdadeiro libertador para o povo, mas não tem certeza se Cristo é o Messias.  Na verdade, Judas tem planos Políticos e não Celestiais.
Não se pode caminhar com Jesus, com o coração cheio de ideologias particulares.
Ideologia não é fé!
Eu não posso caminhar com Cristo e colocar um nome para a minha nova visão de Reino! O Reino já possui uma visão. Não podemos confundir o reino deste mundo com o Reino dos Céus! Isto acabará em tragédia.
Abracemos a visão de Jesus, ou o traímos com nossas visões partidárias.
Jesus olha ao seu redor, fita com os olhos a todos os que estão à mesa e diz: "Aquele que colocar a mão no prato comigo, este irá me trair".
No meio de tantas falas, muita conversa ao redor da mesa, Judas põe a mão ao prato, junto com Jesus. Eles se olham. Será a última vez que Judas olhará nos olhos de Jesus.
Não haverá mais diálogo.Não haverá mais aperto de mãos.Não haverá mais.
Jesus olha para ele e diz: "O que tens que fazer, vai e faz logo".
Judas sai e não participa do restante da ceia.Jesus, após a saída de Judas, Jesus convida seus discípulos para cantarem um Salmo.
Logo após, se dirigem, ao jardim....ali, ele estivera tantas vezes.Agora está ali novamente, no jardim, desta vez, para colher uma flor de sangue.
Judas se aproxima.Usa o código da traição: um beijo.Jesus, olha para Judas que, com certeza, já não consegue fazer o mesmo, e diz: "Amigo! A quê viestes?"
Geralmente os amigos chegam para trazer alívio, Judas vinha trazendo uma cruz.No seu beijo havia veneno.No seu abraço havia um laço.
Judas teve todas as oportunidades de ser diferente, mas preferiu ser igual.
Os soldados se aproximam para prender Jesus, mas Pedro (a pedrinha que estava sendo trabalhada) puxa a μάχαιρα (machaira)uma espada curta, o original chega a sugerir que fosse uma faca, espada, de abate. E corta a orelha do soldado da guarda do Templo.
Jesus olha para Pedro e diz: "Não! Pedro, não! Enfia a tua espada na bainha. Não beberei eu do cálice que o Pai me deu?"
Enfia a espada na bainha.Nem tudo se resolve com espada.
Escute: Quem aprendeu a usar espadas para resolver situações, nunca conheceu o caminho da paz. Não se resolve nada com espadas: nem mesmo uma traição. O que queremos pode ser conquistado por outras vias, talvez mais longas, é verdade, mas sem necessidade de matar qualquer pessoa que seja, mesmo que essa pessoa seja seu inimigo. Então, enfia a espada na bainha (...) desfaz as armas de guerra. Apesar de não parecer, Deus tem o controle de tudo! Se você passou a vida toda saindo à brigas, está na hora de se recolher um pouco. Espadas curtas, também matam (Palavras mau-ditas) ou deixam feridas profundas.
Pedro recolheu-se e fugiu.Os discípulos fugiram....e estava Jesus, ali, sozinho, entre seus inimigos.
Era o 5º dia. Ele foi levado para um julgamento arranjado.Depois foi levado às autoridades romanas.
Pilatos, olha para Jesus e pergunta: "Tu és Rei dos Judeus?"

2 comentários:

Pra. Mirlene Soares disse...

Não se pode caminhar com Jesus, com o coração cheio de ideologias particulares.
Verdade Santo!

Unknown disse...

Não de pode guerrear com espadas num lugar de paz, mesmo sendo traição!!!